Autor amazonense, Milton Hatoum é eleito para Academia Brasileira de Letras
Por: Lucas Thiago
14 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – O escritor amazonense Milton Hatoum foi eleito, nesta quinta-feira, 14, para ocupar a cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o jornalista Cícero Sandroni que morreu em julho de 2025. A votação terminou com 33 dos 34 votos possíveis a favor do autor, confirmando seu favoritismo. Hatoum, que relutava em se candidatar por não se ver no perfil da ABL, foi convencido após o incentivo de amigos e da acadêmica Ana Maria Machado.
Hatoum é o primeiro amazonense a ocupar uma cadeira na ABL. Em nota, o Governo do Amazonas parabenizou o escritor e afirmou que sua escolha como “imortal” da academia “representa um marco histórico para o Estado e é motivo de orgulho para a cultura e a literatura do Amazonas”.
Reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, Hatoum é romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor universitário. Com oito títulos publicados, ultrapassando a marca de 500 mil exemplares vendidos, suas obras já foram traduzidas para 16 idiomas. Entre seus principais livros estão Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance, Dois Irmãos (2000), que ganhou adaptação para a TV Globo em 2017, e Cinzas do Norte (2005), laureado com diversos prêmios nacionais e internacionais.
O escritor nascido em Manaus (AM) confirmou o favoritismo na disputa ao obter 33 dos 34 votos possíveis. Filho de um libanês com uma brasileira, o escritor se formou em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP).
A eleição de Hatoum reforça o papel da ABL como guardiã da cultura e da literatura nacional. Em publicação nas redes sociais, a academia informou o resultado oficial da eleição, saudando e desejando boas-vindas ao escritor amazonense. “É com alegria que anunciamos que Milton Hatoum é o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras. Seja bem-vindo à Casa de Machado de Assis, Milton Hatoum”, diz trecho da nota.

‘Orgulho do Amazonas’
Após o anúncio da eleição de Hatoum para a 6ª cadeira da ABL, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), fez uma publicação, em suas redes sociais, na qual destacou o escritor manauara como “orgulho do Amazonas”. Lima também destacou que a ocupação da cadeira por um amazonense é inédita.
“Orgulho do Amazonas! O escritor Milton Assi Hatoum é o primeiro amazonense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Parabenizo o escritor, agora “imortal”, pelo reconhecimento ao seu trabalho e legado“, escreveu Lima.

Eleição na ABL
As eleições da ABL ocorrem por meio do voto secreto. Essa é uma condição fundamental da academia. Atualmente, há três modalidades de voto: por carta, presencial e virtual. Todos os votos têm garantia absoluta de segredo.
Para ser eleita, a pessoa precisa de metade dos votos mais um. O colégio eleitoral é constituído, hoje, por 34 votantes possíveis, porque uma pessoa não está em condições de votar. O prazo entre a eleição e a solenidade de posse depende de acordo feito entre o eleito e a presidência da ABL.
A cerimônia que elegeu o amazonense, manteve a tradição com os votos sendo queimados no caldeirão após serem computados, pela comissão de eleição da ABL, comandada pelo presidente Merval Pereira.