Autoridades se mobilizam após acidente em Porto de Manacapuru


Por: Jadson Lima

07 de outubro de 2024
Autoridades se mobilizam após acidente em Porto de Manacapuru
Vista aérea de Porto de Manacapuru (Reprodução/Redes Sociais)

MANACAPURU (AM) – A prefeita eleita de Manacapuru (AM) Valcileia Maciel (MDB) acompanha o acidente registrado no município, nesta segunda-feira, 7, que deixou sete desaparecidos, de acordo com informações preliminares apuradas pela CENARIUM no local. Além de Valcileia, o prefeito Beto D’ângelo (Republicanos) e secretários municipais estiveram na região afetada pela tragédia. 

Equipes ampliaram a área de isolamento por risco de novos deslizamentos (Jadson Lima/CENARIUM)

No início da tarde, um deslizamento de terra provocou o desabamento de parte da estrutura portuária da cidade, localizada no bairro Terra Preta. Em nota, o Departamento Nacional de Transportes (Dnit) negou ser responsável pela estrutura onde ocorreu o acidente. Imagens gravadas a partir de embarcações do Rio Solimões mostram o desbarrancamento atingindo casas flutuantes, balsas e outras embarcações. Veja vídeo:

À CENARIUM, Valcileia afirmou que recebeu a ligação de vários parlamentares e disse que há mobilização junto ao governo estadual. A vice-prefeita estava a caminho de Manaus para visitar o pai internado, mas precisou retornar após ser avisada da situação por meio dos seus assessores enquanto atravessava a Ponte Rio Negro.

Prefeita eleita de Manacapuru (AM), Valcileia Maciel, vistoria área atingida (Jadson Lima/CENARIUM)

Eu estava indo pra Manaus, porque meu pai está internado no Hospital Francisca Mendes, e tive que retornar da Ponte Rio Negro pra vir aqui prestar socorro. Liguei para o coronel Máximo, da Defesa Civil, pedindo ajuda pra essa situação que tá acontecendo hoje no município de Manacapuru”, afirmou. 

Valcileia também destacou que os deputados e senadores que entraram em contato se colocaram à disposição para prestar auxílio às famílias atingidas pelo deslizamento. A CENARIUM questionou se existe a previsão da vinda de autoridades para vistoriar o local. As pessoas que precisam sair de suas casas ficarão em um escola, localizada no mesmo bairro.

Bombeiros atuam no local (Jadson Lima/CENARIUM)

Os que conversaram comigo, como o Silas Câmara, disse que estava pronto para nos ajudar e prestar socorro. O deputado Cristiano D’Angelo, está lá com o governador Wilson Lima. É uma situação complicada. Vai dar tudo certo”, afirmou.

Busca por informações 

Mais cedo, familiares de pessoas que estavam no local no momento do deslizamento buscavam informações. À CENARIUM, um homem, identificado como Cleber, afirmou que tentava confirmar na lista de desaparecidos o nome do tio, trabalhador de um barco que estava ancorado local. No momento, não havia autoridades no local.

“Eu só queria saber se ele pegou o barco e subiu ali para cima, ou se ficaram parados. Eles não querem deixar a gente descer e não dão informação de nada”, disse. Em seguida, uma ambulância deixou o local e o homem se desesperou.

Vítimas

As vítimas encontradas estão sendo encaminhadas para o Hospital Geral de Manacapuru (HGM) Lázaro Reis. A CENARIUM apurou que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou profissionais de saúde que estavam de folga nesta segunda-feira, 7, para auxiliar nos atendimentos na unidade hospitalar. 

O prefeito Beto D’ângelo conversou com a direção do hospital, por volta de 16h30, para saber quantos pacientes já haviam dado entrada na unidade de saúde. De acordo com informações preliminares, sete pessoas estão recebendo atendimento médico. Procurada, a Prefeitura de Manacapuru não se manifesta.

O prefeito de Manacapuru, Beto D´ângelo conversa com direção de hospital (Jadson Lima/CENARIUM)

Uma de criança de 6 anos, de sexo ainda não identificado, está desaparecida, segundo informações repassadas às autoridades por familiares. Até o momento, as autoridades locais estimam que nove pessoas estão entre as vítimas, sendo quatro crianças e cinco adultos. 

Isolamento

No final da tarde desta segunda-feira, 7, equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) aplicaram a área isolada nas proximidades do acidente. A CENARIUM apurou que as equipes constataram rachaduras e determinaram a evacuação do local.

Leia mais: Dezenas estão desaparecidas após desabamento em porto no AM
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.