AVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do Papa Francisco


Por: Cenarium*

21 de abril de 2025
AVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do Papa Francisco
O Papa entrou em coma antes de sua morte no início da manhã (Divulgação)

MANAUS (AM) – O Vaticano informou que o Papa Francisco morreu de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foi seguido por quadro de insuficiência cardíaca irreversível. O atestado de óbito do líder da Igreja Católica, assinado pelo médico Andrea Arcangel, foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 21, horas após o anúncio da morte do Pontífice.

De acordo com o atestado de óbito assinado pelo médico do Vaticano Andrea Arcangeli, o Papa entrou em coma antes de sua morte no início da manhã. Francisco tinha histórico de insuficiência respiratória aguda, causada por pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias (dilatação dos brônquios), hipertensão e diabetes tipo 2.

Foi a pneumonia que o levou a ser hospitalizado em 14 de fevereiro, a quarta e mais longa internação desde sua eleição em 2013. Durante o período, o papa sofreu diversas crises respiratórias. Uma semana depois, ele teve crise asmática prolongada e também recebeu transfusão de sangue devido a uma trombocitopenia (diminuição das plaquetas) associada a uma anemia.

Papa Francisco foi o Pontífice que mais atuou em defesa da Amazônia (Divulgação)

Em março, Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo de líquido no pulmão, seguido por broncoespasmos. O papa já teve problemas respiratórios quando jovem. Aos 21 anos, quase morreu de pleurisia, inflamação da camada de tecido fino que reveste os pulmões, e precisou retirar o lobo superior do pulmão direito.

Morto nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, o argentino Jorge Mario Bergoglio já deixava claro em seu primeiro pronunciamento como Papa Francisco, em 13 de março de 2013, que faria um pontificado incomum. Desde o coloquial “boa noite”, nada típico entre os pontífices anteriores, à ideia de que ele seria, no fundo, apenas o bispo de Roma, não um monarca clerical.

E assim foi até um quadro de pneumonia bilateral do qual não conseguiu se recuperar totalmente encerrar seu período de 12 anos à frente da Igreja Católica. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, por meio de uma mensagem de vídeo do Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco”, disse Farrell.

Às 7h35 desta manhã (2h35 de Brasília), o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, afirmou. Em seu último evento público, neste domingo, 20, o pontífice fez uma breve aparição na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a tradicional bênção de Páscoa. 

Leia mais: Papa Francisco atuou em defesa de indígenas e da preservação da Amazônia
(*) Com informações de Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.