Avião com 400 quilos de cocaína e skunk é interceptado em Urucará, no AM


Por: Cenarium*

26 de setembro de 2025
Avião com 400 quilos de cocaína e skunk é interceptado em Urucará, no AM
Apreensão ocorreu em em área rural próxima ao município de Urucará, no interior do Amazonas (Reprodução/FAB)

MANAUS (AM) – Cerca de 400 quilos de cocaína e skunk foram apreendidos em uma ação integrada da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF), Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT) e Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM), realizada entre quarta, 24, e quinta-feira, 25, em área rural próxima ao município de Urucará, distante 261 quilômetros de Manaus.

Segundo a FAB, caças A-29 Super Tucano foram acionados para apoiar a operação, enquanto as equipes terrestres avançavam até o local. Com a aproximação dos agentes, os criminosos fugiram e abandonaram uma aeronave em uma pista de pouso clandestina, utilizada como ponto estratégico para o armazenamento e transporte de drogas. No local, foram encontrados 13 fardos com os entorpecentes.

Caça A-29 Super Tucano (Reprodução/FAB)

O material apreendido foi transportado em uma aeronave H-60 Black Hawk da FAB. Em nota, a instituição ressaltou que a operação demonstra a importância da atuação integrada no combate ao narcotráfico e no fortalecimento da vigilância das fronteiras do País.

“Com a operação, a Força Aérea reforça sua atuação no combate ao narcotráfico, em coordenação com agências de segurança pública, contribuindo para a proteção das fronteiras e a preservação da soberania do espaço aéreo brasileiro”, diz a FAB em publicação no site oficial.

Operações

Em 2024, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou de operações conjuntas que resultaram na apreensão de pelo menos 333 quilos de drogas no Amazonas. As ações, realizadas em parceria com a Polícia Federal, Polícia Militar e outros órgãos de segurança, tiveram como alvos aeronaves utilizadas pelo narcotráfico em rotas clandestinas da região.

Entre as principais operações, destacam-se a interceptação de um avião de pequeno porte em Barcelos, em julho, com aproximadamente 95 quilos de cocaína, e a apreensão de cerca de 238 quilos de skunk em um helicóptero proveniente da Venezuela, em setembro, na região de Rio Preto da Eva. Em ambas, caças A-29 Super Tucano e helicópteros H-60 Black Hawk da FAB deram suporte aéreo às equipes em solo, evidenciando a atuação integrada no combate ao tráfico de drogas na Amazônia.

Leia mais: ‘Futconha’: Rocam frustra torneio com premiação de drogas em Manaus
(*) Com informações da FAB

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.