Avião da FAB parte na segunda-feira, 7, para resgatar brasileiros na Polônia
03 de março de 2022

Com informações da Agência Brasil
BRASÍLIA – O governo brasileiro enviará à Polônia, na próxima segunda-feira, 7, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros que deixaram a Ucrânia nos últimos dias, fugindo das consequências da invasão militar russa.

A previsão inicial é que a aeronave multimissão KC-390 Millenniun parta da Base Aérea de Brasília, segunda-feira a tarde, com destino a Varsóvia, onde os cidadãos brasileiros embarcarão, de acordo com definições do Ministério das Relações Exteriores, que coordena a missão de resgate em conjunto com o Ministério da Defesa.
No voo de ida, serão transportados 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária a ser doado pelo Brasil. A previsão é que o KC-390 retorne ao Brasil na próxima quinta-feira, 10, pela manhã.
Além desta aeronave, um outro avião da FAB está preparado para, caso necessário, participar da missão de resgate. Os dois aviões são do mesmo modelo já empregado em outras missões humanitárias internacionais, como o transporte de donativos brasileiros para as vítimas da explosão, em Beirute, em 2020, e o apoio emergencial ao Haiti após o terremoto ocorrido no país.