Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com mais de 60 pessoas


Por: Cenarium*

25 de dezembro de 2024
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com mais de 60 pessoas
Aeronave caiu nesta quarta-feira, 25 (Reprodução/Redes sociais)

ASTANA (CAZAQUISTÃO) – Um avião da Azerbaijan Airlines que transportava 67 pessoas caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira, 25. A veículo aéreo era um modelo fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronaves (Embraer).

Autoridades do país anunciaram que resgataram 32 do total de 62 passageiros cinco tripulantes. É possível que mais de 30 deles tenham morrido, mas há não um número preciso, por enquanto.

O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse, em comunicado, que bombeiros apagaram um incêndio ocorrido no local do incidente. Segundo eles, os sobreviventes, incluindo duas crianças, foram socorridos e levados para um hospital próximo, enquanto os corpos dos mortos ainda eram resgatados.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o avião pegando fogo ao atingir o solo e, em seguida, uma espessa fumaça preta subindo. Passageiros ensanguentados e machucados podem ser vistos cambaleando em um pedaço da fuselagem que permaneceu intacto.

A Azerbaijan Airlines confirmou que o avião Embraer 190, cujo voo tinha o número de J2-8243, voava de Baku para Grozni, na Tchetchênia, Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia. “Informações adicionais sobre o incidente serão fornecidas ao público”, diz nota da empresa aérea.

Autoridades locais também disseram que uma comissão governamental foi criada para investigar o incidente e que enviarão funcionários ao local da queda para dar apoio às famílias dos mortos. O Cazaquistão cooperaria com o Azerbaijão na investigação, disse o governo cazaque.

A queda do avião ocorreu pouco depois de ataques de drones atingirem o sul da Rússia. Um funcionário do aeroporto de Makhachkala, na Rússia, na costa leste do Cáspio, o terminal russo mais próximo de onde o voo desapareceu do rastreamento, disse à agência Reuters que o terminal ficou fechado ao tráfego aéreo por várias horas na manhã de quarta-feira.

Sites de rastreamento de aviões comerciais mostram que a aeronave voou para o norte ao longo da costa oeste, cumprindo sua rota programada até que sua trajetória deixasse de ser registrada. A aeronave então reapareceu na costa oposta, no leste, onde circulou perto do aeroporto de Aktau antes de cair.

A agência de aviação da Rússia disse em nota que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.

Após o acidente, Ilham Aliiev, presidente do Azerbaijão, decidiu retornar da Rússia, onde deveria participar de uma cúpula nesta quarta, informou a agência de notícias russa RIA.

Ramzan Kadirov, o líder da Tchetchênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em um comunicado. Nele, disse que os sobreviventes levados para hospitais estão em condições extremamente graves e que reza pela rápida recuperação deles.

O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, lamentou o acidente aéreo ao falar diretamente com Aliiev, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliiev, foi forçado a deixar São Petersburgo. Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião em Aktau”, afirmou Peskov. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver”.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.