Babalorixá assume Coordenação de Liberdade Religiosa no Ministério de Direitos Humanos


09 de fevereiro de 2023
Babalorixá assume Coordenação de Liberdade Religiosa no Ministério de Direitos Humanos
Nogueira diz nomeação representa mais um dos avanços rumo à "re-potencialização da democracia" (Gui Christ)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – O babalorixá e pesquisador Sidnei Nogueira vai assumir a Coordenação-Geral de Liberdade Religiosa, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A indicação foi assinada pelo ministro Silvio de Almeida nesta quarta-feira, 8.

Sou o primeiro babalorixá preto de Candomblé e com pertença de terreiro em religiões de matriz africana a assumir uma posição destas em um ministério federal“, celebra o líder religioso.

Nogueira diz ainda que sua nomeação representa mais um dos avanços rumo à “re-potencialização da democracia e da laicidade constitucional“. E que liberdade religiosa “se faz com diálogo, com reconhecimento, com luta antirracista e acolhimento das diferentes filosofias“.

Babalorixá já criticou fala da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra religiões de matriz africana (Carolina Antunes/PR)

O babalorixá já criticou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quando a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma fala contra religiões de matriz africana durante as eleições de 2022. Michelle compartilhou uma publicação que afirmava que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “entregou sua alma para vencer essa eleição“. O texto era acompanhado por um vídeo que exibia encontros do petista com lideranças de religiões de matriz africana.

Sidnei Nogueira classificou a atitude como irresponsável. “É uma personalidade com prestígio, com legitimidade, com a voz expandida. Não é qualquer pessoa. É uma pessoa associada ao Poder Executivo“, afirmou ele à coluna naquela época.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.