Baixa cobertura vacinal de doenças que atingem crianças acende alerta dos órgãos de saúde do Pará


19 de dezembro de 2021
Baixa cobertura vacinal de doenças que atingem crianças acende alerta dos órgãos de saúde do Pará
Criança tomando vacina em gotas (Reprodução/ Internet)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) acendeu um alerta dos órgãos de saúde para a cobertura vacinal contra doenças que atingem, principalmente, as crianças durante os primeiros meses e anos de vida. A média ficou um pouco acima de 50% em 2021. Em relação à febre amarela, a situação é ainda mais alarmante, com cobertura vacinal de 37% entre janeiro e novembro deste ano.

Ainda de acordo com a Sespa, o alcance recomendado é de 95% do público-alvo imunizado e, segundo a pasta, não foi por falta de insumos ou de seringas, pois os municípios são abastecidos com os materiais mensalmente. A Sespa ainda cita os riscos mais prováveis de não ter a população infantil imunizada em tempo oportuno.

“Assim, formam-se bolsões nos quais as crianças estão mais suscetíveis aos riscos das doenças prevenidas por vacinação. Além disso, pode haver o registro maior de doenças já controladas, por exemplo”, destaca a secretaria, lembrando que o Estado foi epicentro de um surto de sarampo em 2020, mesmo período em que começou a pandemia do coronavírus.

Entre as principais doenças que acenderam alerta dos órgãos de saúde, dentre os primeiros meses de 2021, o Estado registrou, em alcance de vacinação: Poliomielite, com 44,66%, sendo 61.782 pessoas vacinadas; Pneumocócica, com 49,23%, sendo 68.104 pessoas vacinadas; Febre amarela com 37,51%; BCG com 4,1%; Meningocócica C com 47,59; e Pentavalente, com 44,22%.

Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a aplicação de vacinas é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde. Além disso, a Sespa destaca que as doses estão disponíveis em todas as salas de vacinação dos 144 municípios do Pará.

Confira o calendário básico de vacinação para crianças até 10 anos:

Ao nascer

– BCG – ID, dose única, contra formas graves de tuberculose

– Vacina contra Hepatite B, 1ª dose, contra Hepatite B

 1 mês

– Vacina contra Hepatite B, 2ª dose, contra Hepatite B

2 meses

– Vacina tetravalente (DTP + Hib), 1ª dose, contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B

– Vacina Oral Contra Pólio (VOP), 1ª dose, contra poliomielite (paralisia infantil)

– Vacina Oral de Rotavírus Humano (VORH), 1ª dose, contra diarreia por rotavírus

4 meses

– Vacina tetravalente (DTP + Hib), 2ª dose, contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.