‘Baja UEA’: representante do Norte é destaque em competições nacionais

Grupo participa, anualmente, de competições com estudantes de Engenharia (Divulgação)
Da Cenarium*

MANAUS (AM) – A equipe Baja UEA, constituída por estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou o oitavo título consecutivo como melhor equipe da região Norte e 48° colocada na 29ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. O grupo participa, anualmente, das competições Nacionais Baja SAE, desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.

O projeto teve início em 2011 e, em 2012, liderados pelo professor orientador Prof. Dr. Eduardo Barreda, com o apoio do coordenador de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Gilberto Garcia, da UEA, foi possível consolidar a ideia por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), em um projeto que tinha como intuito a obtenção de fundos para construção e montagem de uma oficina, inaugurada em 2013.

A equipe Baja UEA (Divulgação)
Veículo Baja

O veículo Baja é um automóvel projetado para uso fora de estrada, conhecido como “off-road“, idealizado para transportar um único piloto e adaptado para diversas condições de vias, sobretudo em superfícies de terra.

PUBLICIDADE

O nome “Baja” originou-se como um apelido informal dado a uma modificação não oficial realizada em um Fusca da empresa Volkswagen, tornando-o adequado para uso em estradas de terra. Esse apelido ganhou notoriedade devido ao fato de que esse tipo de carro foi, inicialmente, concebido na região do deserto de Baja, na Califórnia.

O veículo Baja é um automóvel projetado para uso fora de estrada (Divulgação)

Em visita à Reitoria da UEA, a equipe apresentou o veículo para o reitor, Prof. Dr. André Zogahib, e para a vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, além de outros representantes da gestão superior. “Saber que temos docentes e acadêmicos representando o nosso estado e realizando um projeto tecnológico dessa qualidade traz imenso orgulho para nossa universidade. Esperamos que surjam novas propostas de investimento e que a equipe alcance um destaque ainda maior”, reforçou o reitor da UEA.

O grupo destaca a iniciativa de unir estudantes para desenvolver um projeto de Mini Baja, potencializando a região Norte e promovendo a liderança nacional no Projeto Baja SAE. Além disso, a equipe possui o objetivo de representar a comunidade de engenheiros do Amazonas em âmbito internacional e cultivar parcerias estratégicas com empresas colaboradoras, desenvolvendo profissionais de qualidade.

Félix Oliveira, capitão da equipe, destacou a importância de participar do projeto. “A experiência de ser capitão, para mim, está sendo única. Tive a honra de assumir uma equipe composta por membros excelentes e dispostos a dar o máximo pelo projeto. Lido, diariamente, com as mais diversas demandas que vão desde planejar um evento até projetar um sistema de transmissão. Por fim, expresso meu ânimo pela próxima competição, pois dedicamos um ano completo de nossas vidas ao projeto para poder, em 4 dias de competição, colocar tudo à prova. Vamos ir mais longe do que todos antes de nós”, disse.

Confira mais informações sobre o Baja UEA no Instagram https://www.instagram.com/bajauea/ e no site da equipe: https://bajauea.com.br/.

(*) Com informações da UEA

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.