Balsa que saiu de Manaus com destino a Belém é apreendida com drogas, armas e quelônios
14 de agosto de 2024

Fabyo Cruz – Da Cenarium
BELÉM (PA) – Uma balsa que saiu de Manaus com destino a Belém foi apreendida com drogas, armas de fogo e tartarugas-da-amazônia, no momento em que trafegava pelo Estreito de Breves, município localizado na Ilha do Marajó, no Pará. O flagrante ocorreu no último dia 10, durante inspeção dos policiais que atuam na Base Fluvial “Antônio Lemos”. Na ação, dois homens, que não tiveram a identidade divulgada, foram presos.
O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, coronel PM José Vilhena, explicou que, após todos os procedimentos realizados pela equipe policial e o encaminhamento das drogas, armas e dos dois homens presos, as tartarugas apreendidas foram avaliadas por uma agente do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). “Depois de serem consideradas saudáveis e aptas para soltura, o procedimento foi realizado nas águas do Rio Tajapuru, concluindo mais uma ação com êxito”, declarou.

Conforme as informações divulgadas pela Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no momento da averiguação, no porão do empurrador foram encontradas 14 tartarugas-da-amazônia, com irregularidades na origem e no transporte. A balsa era conduzida por dois empurradores denominados “Caio Manaus” e “Madri Manaus”.
No alojamento da embarcação também foram encontradas duas armas de fogo – uma espingarda calibre.12 e uma calibre.20 -, 30 munições e duas porções de entorpecentes. Com o auxílio do cão farejador Jay-Z foram localizados também 8,520 quilos de drogas.
Diante das irregularidades constatadas, os dois homens, um de 26 e outro de 38 anos, responsáveis pelas armas, drogas e as tartarugas, foram conduzidos, com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Breves para os procedimentos cabíveis. A embarcação foi escoltada para a capital paraense, a fim de ser periciada por uma equipe especializada.