Banco Central determina suspensão de serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil


24 de junho de 2020
Banco Central determina suspensão de serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil
As operações foram suspensas por determinação do Bacen como medida de segurança dos usuários. (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

Os consumidores brasileiros não vão poder usar o novo serviço do WhatsApp que permite pagamentos e transferências de dinheiro, a decisão foi dada pelo Banco Central, nesta terça-feira, 23. O BC determinou que as operadoras Visa e Mastercard suspendam as atividades da ferramenta lançada pelo aplicativo de mensagens na semana passada. Em nota, o órgão informou que quer avaliar os riscos da nova tecnologia, que está sendo liberada aos poucos no Brasil.

O País foi o primeiro a ser escolhido pelo Facebook, empresa dona do WhatsApp, para testar a ferramenta. 

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, diz o texto.

Segundo o comunicado, o serviço não poderia ter começado a funcionar sem autorização do BC.

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do órgão regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB, Sistema de Pagamentos Brasileiro, notadamente no que se refere à competição, eficiência, e privacidade de dados”, informou o BC, que verifica se o novo recurso cumpre as regras previstas na Lei 12.865, de 2013, que regula os meios de pagamento no País.

O descumprimento da determinação acarretará o pagamento de multa e a abertura de processo administrativo contra os responsáveis pela plataforma. De acordo com o Facebook, instituições financeiras como Banco do Brasil, Sicredi e Nubank são parceiras da iniciativa para a transferência entre pessoas físicas. O pagamento a empresas era realizado em associação com a operadora de cartões de crédito Cielo.

(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.