Banco da Amazônia anuncia R$ 8,9 milhões em novos editais de patrocínio


Por: Cenarium*

10 de novembro de 2025
Banco da Amazônia anuncia R$ 8,9 milhões em novos editais de patrocínio
Banco da Amazônia reforça lançamento de dois novos editais de patrocínio para 2026 (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Com investimento total de R$ 8,9 milhões, o Banco da Amazônia (Basa) anunciou, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o lançamento de dois novos editais de patrocínio para 2026. Os recursos serão destinados a projetos voltados para cultura, cidadania, esporte, meio ambiente e empreendedorismo na Amazônia.

A instituição, que participa da COP30 com estande na Blue Zone, reforça seu papel como principal banco público de fomento ao desenvolvimento sustentável da região, apresentando uma agenda de iniciativas voltadas à bioeconomia, inclusão social e valorização da cultura amazônica.

As inscrições estão abertas até 28 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site do Banco da Amazônia, através de doi links: patrocínio e centro cultural.

Banco da Amazônia também lançou medalha da COP30 como símbolo de compromisso sustentável (Reprodução/Redes Sociais)

O Edital de Seleção Pública de Patrocínios 2026 destinará R$ 3,9 milhões a iniciativas em cinco segmentos, sendo elas social, ambiental, esportivo, cultural e mercadológico, com aportes de até R$ 80 mil por projeto. A proposta é fortalecer ações de inclusão produtiva, combate à fome, educação ambiental, preservação da floresta e difusão de expressões artísticas amazônicas.

Já o Edital de Ocupação do Centro Cultural Banco da Amazônia tem abrangência nacional e prevê investimento de até R$ 5 milhões, contemplando projetos nas áreas de artes visuais, cênicas e música. A programação será realizada entre abril de 2026 e abril de 2027, e cada iniciativa poderá receber até R$ 500 mil (artes visuais) ou R$ 200 mil (música e artes cênicas).

Os editais também buscam valorizar a diversidade cultural brasileira, com destaque para as expressões de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e urbanas, promovendo uma Amazônia viva.

Presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa fala sobre agenda de iniciativas voltadas à bioeconomia, à inclusão social e à cultura amazônica (Reprodução/Assessoria)

“Sabemos que muitos dos grandes projetos transformadores nascem dentro das próprias comunidades amazônicas, com criatividade, conhecimento local e dedicação. É esse protagonismo que queremos fortalecer por meio desses editais”, afirmou o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa. “Esperamos que os editais para 2026 sejam uma ponte entre talentos locais e recursos que permitam que boas ideias se tornem grandes resultados”, completou.

Para a Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Promoção do Banco da Amazônia, Ruth Helena Lima, patrocinar iniciativas culturais, esportivas e ambientais é investir em uma Amazônia viva, diversa e com oportunidades reais para todos.

“Nosso papel como banco de desenvolvimento é ser um agente ativo na promoção de soluções que integrem crescimento econômico, justiça social e conservação ambiental”, destacou.

Leia mais: Confira significado dos termos sobre clima e negociação na COP30
(*) Com informações da assessoria

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