Banda negra e LGBTQIA+ ‘Panteras Negras’ disponibiliza material musical online para jovens periféricos

As videosaulas estimulam a musicalidade e o pensamento crítico dos jovens (Reprodução/divulgação)

Priscilla Peixoto- Da REVISTA CENARIUM

BAHIA- A banda musical ‘Panteras Negras’ está disponibilizando no Canal EstaçãoZinha um material voltado à musicalidade com o principal objetivo de dar a possibilidade a jovens periféricos e negros terem contato com a educação e produção musical. As Panteras é a primeira banda musical de mulheres negras e LGBTQIA+ do mundo.

Além de oportunizar a educação por meio da música, o grupo também visa o combate ao racismo, LGBTfobia e o machismo, que segundo a banda interfere negativamente no acesso desses jovens à cultura e à criatividade.

PUBLICIDADE

O projeto é realizado pela Prefeitura de Salvador, com recursos da Lei Aldir Blanc e contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas. A banda acredita que a mistura da arte aliada à educação amplia horizontes.

“O nosso recado com o evento, enquanto primeira banda instrumental de mulheres negras LGBTQIA+ no mundo, é dizer para a juventude negra o quão ela é potente, trazendo amor na aprendizagem, mas também estímulos ao pensamento crítico”, afirma a percussionista Dedê Fatuma para o Portal Alma Preta.

Temas como sexualidade e gêneros também são pontos debatidos e disponíveis no conteúdo. Vale ressaltar que o trabalho também está disponível com tradução em libras.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.