Banzerê leva música experimental amazônica ao palco do Gebes Medeiros em Manaus


Por: Cenarium*

21 de agosto de 2025
Banzerê leva música experimental amazônica ao palco do Gebes Medeiros em Manaus
O músico e pesquisador Christian Martinez e cantora e performer Gabriella Dias (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Nesta quinta-feira, 21, o Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus, recebe mais uma sessão do espetáculo “Banzerê – Experimentações Sonoras”, uma experiência musical sensorial, plural e profundamente conectada à sonoridade amazônica. O show acontece às 19h, com entrada gratuita e duração de uma hora e 20 minutos.

O projeto é protagonizado pelo músico e pesquisador Christian Martinez, que há mais de duas décadas se dedica ao estudo e à performance do banzerê, um instrumento de cordas criado no Amazonas, idealizado pelo também músico George Jucá. Raro e singular, o banzerê carrega sonoridades que dialogam com a paisagem sonora amazônica e o experimentalismo musical contemporâneo, tendo referências em outros instrumentos como o charango. Desde que recebeu o instrumento, Martinez desenvolveu uma técnica própria de execução e criou trilhas instrumentais autorais com base em suas possibilidades tímbricas únicas.

Apresentação vai acontecer no Teatro Gebes Medeiros, em Manaus (Reprodução/Redes Sociais)(Reprodução/Redes Sociais)

Ao lado de Christian, está a cantora e performer Gabriella Dias, que contribui com intervenções vocais e percussivas que transitam entre o intuitivo, o corporal e o experimental. A performance também contará com participações especiais, da percussionista e multi-instrumentista Clara Rimoli e da flautista Sara Ortas ampliando os diálogos musicais e criando momentos de improviso coletivo.

Banzerê – Experimentações Sonoras” marca o lançamento oficial do EP Prem Sudeva e o Banzerê, gravado em 2024 e disponível nas plataformas a partir do dia 16 de agosto. O EP reúne cinco faixas instrumentais centradas no banzerê, revelando a potência criativa do instrumento em composições que misturam tradição, experimentação e paisagem sonora.

O show acontece às 19h, com entrada gratuita e duração de uma hora e 20 minuto (Reprodução/Redes Sociais)

Mais do que um show, o projeto propõe um mergulho nos sentidos, nas texturas do som e na criação coletiva, homenageando a inventividade musical do Norte do Brasil.

O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas através da PNAB.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.