Bares do Eldorado só poderão reabrir após apresentarem plano de prevenção à Covid-19

Os estabelecimentos foram fechados nesta segunda-feira, 12 (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os bares e restaurantes da praça do Caranguejo, localizados no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona Sul de Manaus, só poderão voltar a funcionar quando apresentarem um plano de distanciamento social, respeitando todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os estabelecimentos foram fechados nesta segunda-feira, 12, após imagens viralizarem nas redes sociais denunciando aglomerações no local.

As restrições começam hoje e valem por 15 dias. A medida foi anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC), durante coletiva de imprensa sobre as medidas de estímulo à economia no Estado. “Só voltarão a funcionar quando apresentarem um plano de distanciamento social, respeitando todos os protocolos sanitários”, afirmou Lima.

PUBLICIDADE

“Esse fim de semana, a gente acompanhou o que aconteceu na cidade e, infelizmente, muitas aglomerações”, destacou o governador ao lamentar o ocorrido e lembrar que os estabelecimentos foram reabertos para garantir que os trabalhadores do segmento pudessem retornar às atividades para garantir o salário e sustento das famílias.

Para o governador, não é justo que a população continue sendo penalizada pela ação irresponsável de alguns estabelecimentos. “Infelizmente, alguns estabelecimentos, empresários, continuam aglomerando, desrespeitando o decreto, os protocolos sanitários e alguma medida precisa ser tomada para que esse tipo de atitude seja coibida”, pontuou.

Os estabelecimentos estavam permitidos de funcionarem para o atendimento ao público das 6h às 23h, de segunda-feira a sábado, com até 50% de ocupação. Aos domingos, das 7h às 16h, também com metade da capacidade. No entanto, bares e restaurantes foram flagrados com aglomeração.

Por um, pagam todos

Para alguns proprietários de empreendimentos na praça, os estabelecimentos pagam o preço da irresponsabilidade de alguns empresários. “A praça do Eldorado, como é um lugar histórico de Manaus, a tendência é o público vir. Mas nós temos um projeto de colocar todas as mesas com distanciamento social dentro do nosso arco e o que aglomera são as mesas que são colocadas fora do arco. A reclamação dos moradores é que não conseguem andar na praça. Um, dois, três bares não podem ser penalizados por causa de um bar”, declarou o Ed Carlos Oliveira, gerente do bar do Caranguejo.

Para Ed Carlos, todo o trabalho de reabertura dos estabelecimentos foi por água a baixo com a suspensão das atividades. “Estamos fechado há bastante tempo, há mais de um ano. E quando o governador reabriu, vimos uma luz no fim do túnel. Tivemos muito prejuízo, muita gente passando fome e o nosso trabalho, com esse fechamento, está indo por água abaixo”, destacou.

A funcionária do mesmo bar, Vanessa Oliveira, disse que a medida afeta diretamente a vida financeira dela. “Nós precisamos de dinheiro para pagar aluguel, comprar comida. Como vamos sobreviver ficando 15 dias parados? De onde vou tirar dinheiro para comprar comida para o meu filho?”, declarou Vanessa.

Quais são os protocolos?

De acordo com o protocolo geral de prevenção à Covid-19 elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), as medidas de prevenção da infecção pelo coronavírus incluem o distanciamento social, uso correto de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higienização e desinfecção de superfícies e objetos, além da higiene pessoal, como da lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%.

Entre as principais medidas para o funcionamento de restaurantes, estão o uso de máscara obrigatório e o distanciamento social de, no mínimo, dois metros entre as mesas. Os estabelecimentos devem disponibilizar locais de fácil acesso para higiene das mãos, contendo água, sabão e toalha descartável, além de álcool em gel.

Ainda segundo o protocolo, as mesas do estabelecimento devem ser ocupadas individualmente ou, no máximo, por um acompanhante ou por um grupo familiar, até o limite da capacidade da mesa. O agrupamento de mesas e/ou realização de confraternizações ou reuniões sociais não devem ser permitidos.

Nos estabelecimentos que tiverem apresentação de artistas ao vivo, estes deverão permanecer, no mínimo, a dois metros de distância dos clientes. O uso de máscaras, óculos ou protetor facial, deve ser obrigatório para funcionários durante o processo de manipulação de alimentos.

Outras medidas podem ser conferidas aqui.

Vistoriados

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 15 estabelecimentos, entre bares e festas clandestinas, foram fechados entre sexta-feira, 9, e sábado, 12, em Manaus, por descumprirem o decreto governamental com medidas para contenção da Covid-19.

Somente na praça do Eldorado, conforme a pasta, seis bares foram identificados com aglomeração. “Estamos inicialmente fechando esses estabelecimentos e, no segundo momento, além de fechar, vamos multar”, disse Wilson Lima.

No bairro Santo Antônio, na zona Oeste da capital, o bar Rabelo’s também foi fechado por aglomeração com mais de 100 pessoas consumindo bebidas alcoólicas. Segundo a SSP-AM, o estabelecimento foi autuado por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.