Belém supera 53 mil leitos para COP30, diz organização do evento


Por: Jadson Lima

01 de agosto de 2025
Belém supera 53 mil leitos para COP30, diz organização do evento
Anúncio ocorre após aumentar a pressão internacional para retirar a COP30 da capital paraense (Alexandre Costa / Agência Pará)

MANAUS (AM) – A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) informou, nesta sexta-feira, 1°, que Belém (PA) superou a marca de 53 mil leitos disponíveis para comportar as delegações internacionais que estarão na cidade durante o evento climático, previsto para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. O anúncio ocorreu horas após o lançamento da plataforma oficial de hospedagem, que foi prometido para ser lançado é o fim de junho deste ano.

Em comunicado, os organizadores do evento apontam que 14.547 das 53.003 vagas são em hotéis localizados na capital paraense e em municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e pouco mais de 10 mil leitos são disponibilizados por meio de residências de temporada via imobiliárias. Os navios-hotel que foram contratados pela União vão abrigar 6 mil pessoas, enquanto outros 22.452 leitos são ofertados por meio da plataforma Airbnb.

Leia também: Hotéis criticam atraso em plataforma após pressão por COP30 fora de Belém

O anúncio da quantidade de leitos de hospedagem, que supera o número de pessoas previstas para participar da conferência (50 mil), ocorre após o aumento da pressão internacional para que o Brasil retirasse o evento da cidade, por causa dos preços “extorsivos” praticados pelo setor hoteleiro de Belém. A informação sobre o pedido formal de países para mudar a sede da conferência foi tornada pública nessa quinta-feira, 31, pelo presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Anúncio ocorre em meio a impasse sobre hospedagens (Augusto Miranda/ Agência Pará)

Durante encontro com a imprensa internacional, promovido pela Associação da Imprensa Estrangeira (AIE) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o diplomata revelou que o descontentamento levou a pedidos formais para que o Brasil considere transferir a sede do evento climático. “Ficou público que países estão pedindo para o Brasil tirar a COP de Belém”, afirmou Lago. Ele declarou que integrantes de países manifestaram preocupação com a escalada nos preços de hospedagens que estão sendo cobrados pelos hotéis de Belém.

Ainda de acordo com a organização da COP30, a Secretaria Extraordinária do evento está implementando um plano de acomodação em fases, que prioriza os negociadores da conferência climática. O comunicado diz que 2,5 mil quartos individuais terão tarifas fixadas entre 100 e 600 dólares.

Ao todo, são 15 quartos individuais por delegação reservados para países classificados pelas Nações Unidas como Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs), com tarifas entre 100 e 200 dólares. Outros dez quartos individuais por delegação, com tarifas entre 220 e 600 dólares, foram disponibilizados para os demais países.

Leia mais: Países pedem saída da COP30 de Belém, afirma presidente da conferência

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.