Belém ganha voo direto para Bogotá às vésperas de sediar COP30
Por: Fabyo Cruz*
27 de outubro de 2025
BELÉM (PA) – A menos de 15 dias para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém passou a contar, desde esta segunda-feira, 27, com um novo voo direto para Bogotá, na Colômbia. Operada pela Avianca três vezes por semana, em aeronaves Airbus A320 Neo, a nova rota amplia as conexões internacionais do Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans).
A expansão da malha aérea internacional da capital paraense ocorre em um momento de intensa preparação para a COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro. Antes do evento principal, nos dias 6 e 7, a cidade sediará a Cúpula do Clima, reunião de chefes de Estado e de governo voltada à discussão da agenda climática mundial. A antecipação da Cúpula tem objetivos logísticos e estratégicos, como otimizar a infraestrutura local e permitir que as negociações da conferência avancem com mais foco.
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belém opera uma média de 38 voos internacionais semanais, com destinos nas Américas e na Europa, incluindo Miami e Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa) e Lisboa (Portugal).
Números
Entre janeiro e setembro de 2025, o aeroporto registrou mais de 132 mil passageiros em 1.365 voos internacionais regulares, segundo dados da Norte da Amazônia Airports (NOA), que opera o espaço na cidade. O número representa aumento de 54% no volume de viajantes e de 90% nas frequências internacionais em relação ao mesmo período de 2023, ano em que Belém foi escolhida como sede da COP30.
“O aeroporto está preparado não apenas para grandes eventos como a COP30, mas também para acompanhar os próximos anos de crescimento do turismo, da economia e da mobilidade aérea na região Norte”, disse o diretor-presidente da NOA, Marco Antônio Migliorin.

O crescimento da malha aérea tem sido acompanhado por novas operações. Em junho de 2025, a Gol Linhas Aéreas iniciou uma rota regular para Miami, com três frequências semanais. Durante a COP30, outras companhias também vão ampliar as operações: a Latam terá voos sazonais para Bogotá, a Air France aumentará as frequências para Caiena e a TAP Air Portugal passará a operar aeronaves de maior capacidade nos voos para Lisboa.
Estimativas
Em novembro, ao longo da conferência, a concessionária estima o atendimento de cerca de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões, em 3.122 voos programados. O número representa quase o dobro da movimentação registrada no mesmo período de 2024, com oferta de voos 57% maior.
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Pará deve receber cerca de 1,5 milhão de visitantes em 2025, impulsionado pela COP30, o que poderá representar crescimento superior a 20% no setor. Em 2024, o estado recebeu 1,2 milhão de turistas, com receita estimada em R$ 870 milhões, segundo o Observatório do Turismo do Pará.
Reformas
O Aeroporto Internacional de Belém também passou por obras de ampliação e modernização. As áreas de embarque aumentaram de 1.593 m² para 4.303 m², e o embarque remoto foi ampliado de 265 m² para 835 m². As melhorias incluem a atualização da infraestrutura operacional, com o objetivo de garantir mais conforto e agilidade aos passageiros durante a conferência e nos próximos anos.
