Bicho-preguiça provoca desligamento de energia em bairros de Manaus


Por: Ana Pastana

12 de outubro de 2025
Bicho-preguiça provoca desligamento de energia em bairros de Manaus
Segundo a empresa, o episódio causou interrupção de parte do fornecimento e foi sanado após atuação técnica emergencial (Reprodução)

MANAUS (AM) – A concessionária Amazonas Energia informou neste domingo, 12, que registrou um desligamento intempestivo na linha de transmissão de 69 kV, resultando no apagão em quatro bairros de Manaus: Monte das Oliveiras, Colônia Terra Nova, Santa Etelvina e Nova Cidade.

O motivo do incidente foi a presença de um bicho-preguiça na estrutura da rede. Segundo a empresa, o episódio causou interrupção de parte do fornecimento e foi sanado após atuação técnica emergencial.

Na mensagem divulgada, a concessionária afirma que o desligamento foi “intempestivo” e que o animal – identificado como bicho-preguiça – teria interferido na operação da linha de transmissão.

Agentes da concessionária atuam na linha de transmissão afetada (Reprodução)

Conforme o aviso, o sistema foi restabelecido e voltou à normalidade após o evento, sem detalhamentos sobre o tempo de interrupção ou o número de consumidores afetados. A nota enfatiza também agradecimento pela compreensão dos usuários.

Esse tipo de ocorrência já havia sido registrada anteriormente em anúncios da Amazonas Energia, por meio dos quais desligamentos não programados no setor de 69 kV impactaram bairros de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Em um desses casos, a empresa mobilizou equipes técnicas imediatamente, isolou a falha e reenergizou a carga.

Segundo a empresa, o canal de comunicação da Amazonas Energia – telefone 0800 701 3001, aplicativo e site – está disponível para esclarecimentos de eventuais demandas dos consumidores. A credibilidade e transparência desses casos poderão ser verificadas mediante acompanhamento de registros oficiais e comunicação de órgãos reguladores nos próximos dias.

Leia mais: Maior devedora da Sefaz-AM, Amazonas Energia acumula débito de R$ 6 bilhões há 24 anos
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.