Bill Gates elogia SUS e Bolsa Família e afirma que mundo pode aprender com Brasil
13 de dezembro de 2023

Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia*
MANAUS (AM) – O fundador da Microsoft, empresário bilionário Bill Gates, elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Bolsa Família em artigo publicado em seu blog. Para o criador do sistema operacional Windows, o mundo pode aprender e copiar o Brasil.
“Sou um grande fã do Brasil há algum tempo”, lê-se no artigo “Lessons in lifesaving from Brazil” (“Lições de salvamento de vidas do Brasil”, em tradução livre). “Mas só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do País nesta área – e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele”, escreveu Gates na terça-feira, 12.

Diferente do Brasil, os Estados Unidos da América (EUA), País de origem do empresário, não possui um sistema universal de saúde que forneça atendimento para todos os cidadãos. Nos EUA, prevalece a saúde privada. Na prática, é necessário ter um plano de saúde para receber cuidados médicos.
A criação do SUS é fruto da Constituição de 1988 que estabelece que a saúde é direito de todos e obrigação do Estado. Antes de vigorar esse entendimento, o atendimento médico no País era mais voltado para quem tinha carteira assinada.
Bill Gates aponta que por causa da política pública na área de saúde o Brasil conseguiu reduzir a mortalidade infantil e materna e aumentou a expectativa de vida. Para ele, esses resultados ocorreram por causa de investimentos focados a longo prazo que o Brasil realizou no sistema público de saúde.
“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar“, escreveu.
O fundador da Microsoft declarou que o Bolsa Família é “apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas, que ajudaram a tirar quase 1/5 da população do País da pobreza”.
