Bioeconomia: empresas do AM apresentam produtos sustentáveis na COP30


Por: Cenarium*

18 de novembro de 2025
Bioeconomia: empresas do AM apresentam produtos sustentáveis na COP30
Os produtos estão expostos no espaço Brasil BioMarket, que funciona em dois pontos estratégicos da conferência (Reprodução)

MANAUS (AM) – Um total de 14 empresas amazonenses apoiadas pelo Sebrae Amazonas, por meio do projeto de Bioeconomia, estão representando o Estado na COP30, em Belém (PA), com produtos voltados à exposição e comercialização. A iniciativa busca gerar oportunidades de negócios, além de posicionar o estado como referência nacional em negócios sustentáveis, ao destacar soluções que integram biodiversidade, inovação e os saberes tradicionais da floresta.

Até o encerramento da conferência, o público poderá conhecer de perto o potencial transformador da sociobioeconomia amazônica, um modelo que alia geração de valor com responsabilidade ambiental e valorização cultural, conectando empreendedores locais ao mercado global.

Os produtos estão expostos no espaço Brasil BioMarket, que funciona em dois pontos estratégicos da conferência: a Green Zone e a En-Zone. Os ambientes, coordenados pelo Sebrae Nacional, foram concebidos para promover o empreendedorismo de impacto e dar visibilidade a iniciativas sustentáveis de todos os biomas brasileiros.

Produtos foram apresentados durante a conferência climática na capital paraense (Reprodução/Cortô Filmes)

“Nosso objetivo é mostrar que é possível empreender com base na floresta, valorizando os saberes locais e gerando impacto positivo. A COP30 é uma vitrine global, e queremos que o mundo conheça o potencial da sociobioeconomia amazônica”, disse Wanderléia Oliveira, gerente de projetos de Bioeconomia do Sebrae Amazonas.

Empreendimentos participantes

As empresas amazonenses presentes na COP30 são: Brava Amazônia, Simbioze Amazônica, D’Amazonia Origens, Amazônia Smart Food Açaí, Feira do Mel – Flor do Amazonas, Amazomel, Amakos, Pastifício Baré, Darvore, Farinha Rico, Amazônia Bee, Boutique do Guaraná, Café Apuí e Tia Zizi.

“Estamos muito felizes em participar da loja colaborativa do Sebrae na COP30. Ficaremos 20 dias com nossos produtos expostos ao lado de empreendedores de todo o Brasil, o que é um grande reconhecimento. Levamos nosso mel, premiado como o melhor do país, e poder apresentá-lo ao mundo é um marco na nossa trajetória”, celebra Sâmia Leite, da Feira do Mel – Flor do Amazonas.

O portfólio das marcas inclui alimentos, cosméticos e bioativos que refletem a riqueza da biodiversidade amazônica. Entre os destaques estão: Chocolates energéticos com guaraná, cumaru e castanha; Mel puro e derivados com copaíba e própolis; Talharins de açaí, tucumã e chia; Grãos e blends de açaí, milho moído e farinha de Uarini (com Indicação Geográfica); Cosméticos naturais: argila branca com cupuaçu, espuma facial de açaí e copaíba, creme facial, lip oil e perfumes; Comida vegana, café agroflorestal orgânico e cosméticos nanoencapsulados; Guaraná em pó, em bastão, energético e encapsulado.

Produtos estão em exposição na COP30 (Reprodução)

Os preços variam entre R$ 18 e R$ 250. Os produtos são oriundos de Manaus, Maués, Iranduba, Apuí e Tefé.

Panorama nacional

Desde o dia 10 de novembro, a Brasil BioMarket vem beneficiando o público da conferência mundial sobre mudanças climáticas com a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de cerca de 250 pequenos negócios que apostam em modelos de desenvolvimento sustentáveis, inovadores e socialmente responsáveis.

Representando os seis biomas brasileiros, os empreendimentos vêm de 22 estados e atuam em segmentos como alimentação e bebidas, moda e acessórios, artesanato e decoração, beleza e cosméticos. Ao todo, são aproximadamente 750 produtos expostos e comercializados, com foco em fortalecer a economia regional, gerar emprego e renda, e ampliar a visibilidade dos empreendedores que integram a sociobioeconomia brasileira.

Expansão digital

Além do espaço físico na COP30, os negócios com estrutura para vendas online também estão sendo integrados a um marketplace desenvolvido em parceria com o Mercado Livre. A proposta é que o canal digital continue ativo após o encerramento da conferência, ampliando o alcance dos produtos sustentáveis para todo o Brasil, e até para o mercado internacional.

Interessados em adquirir os produtos podem acessar o link.

(*) Com informações de assessoria

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