Biólogo aponta mais de um milhão de mortos pela Covid-19 no País e cita o Amazonas

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Um dos nomes mais respeitados em biologia no Brasil, o biólogo e doutor em virologia, Atila Iamarino, afirmou nesta sexta-feira, 8, à Revista Fórum, que suas previsões foram otimistas e que já trabalha com novos cálculos sobre a epidemia do novo Coronavírus, no Brasil. Em uma rede social, o cientista havia previsto cerca de 1 milhão de pessoas mortas pelo surto epidemiológico no maior País da América do Sul.

“Sabe o número de 1 milhão de possíveis mortos que dei na última live? Calculei assumindo 0,7% de fatalidade por quem pega. Com base na correção deles, fui muito otimista”, afimou Atila, ao apontar um fator que pode desequilibrar negativamente, os números. “Por mais que os brasileiros sejam novos, a infraestrutura de muitas regiões é ruim”, criticou.

O cientista baseou seus cálculos, a partir do levantamento da Imperial College que estima que mais de 10% da população do Amazonas já contraiu a Covid-19, número que fica na casa de 380 mil pessoas, considerando os dados populacionais do IBGE atualizados em 2014.

O novo estudo da Imperial College de Londres traz 25 páginas sobre o cenário brasileiro durante a epidemia de Covid-19 . Os pesquisadores da universidade estimam um grande desastre humanitário, caso o novo Coronavírus não seja contido.

IDH e situação do Amazonas

Iamarino refez seus cálculos, levando em consideração uma característica bem conhecida dentro da realidade social brasileira: o Indíce de Desenvolvimento Humano (IDH) que dependendo da região apontada, é sinônimo de extrema pobreza. Segundo o biólogo, o novo estudo corrige a fatalidade por infecção, via IDH, que ficaria entre 0,7% e 1,2% no Brasil.

A previsão que ele havia feito era sobre 0,7% de fatalidade. Ele destacou a situação do Estado do Amazonas, um dos epicentros da pandemia no país, que para Atila Iamarino, o Estado já possui 10% de sua população infectada. “Amazonas ter 10% de pessoas infectadas, explicaria o que estamos vendo de mortes e mortes subestimadas. Para estarem nesse número, ou a transmissão foi absurda (difícil dada a demografia) ou o vírus entrou mais cedo, talvez via Zona Franca de Manaus, o que acho mais provável”, disse à Fórum.

Biografia

Atila Iamarino é um biólogo e pesquisador brasileiro, formado em microbiologia e doutor em virologia, Notório por seu trabalho de divulgação científica no canal do YouTube denominado Nerdologia, que possui mais de 2 milhões de seguidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO