BMW lança tour em fábrica de motos no Polo Industrial de Manaus
Por: Ana Pastana
18 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – O turismo industrial em Manaus ganhou um novo impulso com o lançamento, nessa quarta-feira, 17, do programa de visitação à fábrica da BMW Motorrad na capital amazonense, a única unidade da montadora fora da Alemanha dedicada exclusivamente à produção de motocicletas. A iniciativa é uma parceria entre a multinacional alemã e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com o objetivo de fomentar o turismo na capital e valorizar o setor industrial.
Com 234 colaboradores, a fábrica da BMW em Manaus possui 15 mil metros quadrados e produz aproximadamente de 17 mil motocicletas por ano, destinadas às concessionárias da marca em todo o País. Além do novo programa de visitação, que fortalece o turismo na região, o grupo também desenvolve ações voltadas à redução do impacto ambiental de suas operações.

“Há dois anos ingressamos no programa ‘Zona Franca de Portas Abertas’ em parceria com a Suframa e entendemos que esse programa tem sido essencial por vários motivos. Ele tem atraído vários talentos para o nosso time. Além disso, alguns materiais são produzidos a partir de produtos reutilizados dos nossos processos produtivos. E toda renda gerada por esses produtos ficam com esses produtores“, explica o diretor da BMW Motorrad (Planta Manaus) do Grupo BMW, Alex Donatti.
O presidente da AmazonasTur, Igor Oliveira, afirma que a iniciativa de fomentar o turismo na indústria era um desejo do Estado e que agora vai ser possível. “É um turismo novo para todo mundo (…) pode ser uma válvula para gente que tem a Zona Franca aqui. Essa inciativa pode ser uma porta aberta para que outras empresas abram também nesse mesmo nicho de visitas às empresas e conheçam como produz tudo“, destaca.

Serra Verde
A Serra Verde Express e a BWT Operadora, empresas responsáveis pelas visitações na fábrica da BMW em Manaus, são parceiras do grupo há três anos. De acordo com o presidente da operadora turística, Adonai Arruda Filho, a iniciativa era um desejo da marca e atendia também a uma demanda da unidade manauara para que o projeto fosse colocado em prática.
“Já temos essa parceria há três anos, na fábrica de carros e iniciamos o projeto lá, já tinha essa demanda de Manaus e nós iniciamos esse projeto lá. Já tinha uma demanda da Suframa, do governo, da fábrica, e esses três anos que estamos lá, nós já somamos cerca de cinco mil turistas que foram visitar a fábrica“, afirma o dirigente.

Ele declarou, ainda, que além do público em geral, a marca também recebe demandas de escolas, cursos técnicos e universidades. “A gente vai com um jeitinho, combinando com a fábrica, porque temos um limite de até 12 pessoas por turno de visitação. A gente vai dando um jeito de receber todo mundo porque realmente é isso, receber todo mundo“, ressalta Adonai Filho.
Visitação
A visitação vai acontecer de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da empresa, para que o público conheça como acontece todas as etapas do processo de montagem das motocicletas da empresa BMW. A participação é permitida para pessoas a partir de 10 anos de idade.
“A fábrica tem que estar funcionando normalmente, fazendo com que você possa ver todas as etapas da produção da moto, desde montagem do motor até o encaixe dele, e toda a montagem da moto até o teste. Então, você pode ver de ponta a ponta uma moto BMW“, explicou o diretor da Serra Verde.
Os tours pela fábrica da BMW em Manaus acontecem às 9h, 10h30, 13h30 e 14h30. Cada visita tem duração média de 1h15 e os ingressos podem ser adquiridos no site visitabmwgroupbrasil.com.br ou com agentes de viagens locais.