Boa Vista é a capital com o pior índice de transparência no combate à Covid-19 do Brasil

Capital roraimense não fornece dados claros para a população desde 2020 | Foto: Prefeitura de Boa Vista / Divulgação

Linda Almeida – Da Cenarium

MANAUS – Após a divulgação de uma nova pesquisa da Open Knowledge Brasil sobre os índices de transparência para com as ações de combate à Covid-19 entre as capitais do Brasil, a cidade de Boa Vista (RR) foi a que apresentou o pior índice de todo o levantamento. Segundo a pontuação da entidade, a capital roraimense sequer tem dados atualizados sobre o número de casos confirmados da doença.

Além de Boa Vista, de todas as capitais dos Estados que compõem a Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, apenas a capital amazonense, Manaus, tem bons resultados. Os demais, constam como medianos, baixos ou ‘opacos’, algo que dentro das diretrizes da pesquisa, é tido como ruim.

PUBLICIDADE

Parâmetros

A pesquisa divulgada na última segunda-feira, 22, pontua as capitais do país com 100 pontos distintos, divididos por categorias e critérios. Dentro desta nova tabela, a divulgação de dados sobre casos de Covid-19 no município, aplicação de doses de vacina, disponibilização de leitos clínicos e dados geográficos são categorias que valem pontuações entre zero, 0,5 e 1.

Conforme a pontuação atingida, as capitais são divididas entre de ‘Alto’ nível de transparência, ‘Bom’, ‘Médio’, ‘Baixo’ e ‘Opaco’. A primeira conta com apenas três capitais, sendo elas João Pessoa (PB), com 95 pontos e Manaus (AM) e Vitória (ES), com 81 pontos cada. As demais, estendem seus pontos entre 78 a 13, mais baixo sendo ocupado por Boa Vista.

Foto: Open Knowlegde Brasil | Divulgação

O município pecou em diversos setores, em especial na falta de dados atualizados sobre o número de casos de Covid-19 e disponibilidade de leitos, que permanecem com registros atrasados desde o dia 5 de julho. Da mesma forma, o site destinado à transparência e informações sobre a doença também não conta com qualquer dado sobre a vacinação.

Em pesquisa realizada pela OKBR em dezembro do ano passado, em uma metodologia diferente que não contava com dados da vacinação, Boa Vista tinha sua transparência descrita apenas como ‘Baixa’ e o último lugar no ranking era ocupado pela cidade de Rio Branco (AC).

Portal da Transparência Covid-19 desatualizado há três semanas | Foto: Reprodução

Dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal, seis tem índices de dados abaixo do esperado ou quase inexistentes. Dois, sendo eles Macapá (AP) e Palmas (TO), são medianos e apenas Manaus tem um alto nível.

Polêmicas com ‘fura-filas’

Destes em classificações insatisfatórias, Belém tem apenas cinco pontos a mais que Boa Vista, sendo tido também como ruim. Seus únicos dados atualizados são de óbitos por Covid-19, leitos de UTI ocupados e vacinação de pessoas com comorbidades.

A falta de transparência, no entanto, já foi motivo de polêmica para o município em janeiro deste ano, quando a imunização de profissionais da área de saúde da linha de frente começou. À época, o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes) denunciou, por meio de nota, que haviam recebido diversas informações sobre pessoas não prioritárias sendo vacinadas, como a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA.

Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA é vacinada em Belém | Foto: Ebserh / Divulgação

Antes disso, em dezembro do ano passado, a capital paraense detinha índices tidos como medianos, ocupando o 14º lugar entres as capitais. Informava dados sobre leitos clínicos, número de casos e óbitos. Sua falha se encontrava apenas na disposição das informações e detalhes demográficos sobre os casos.

Amazônia Legal no escuro

Frente aos registros atrasados ou até mesmo inexistentes dos últimos lugares do país inteiro, as capitais descritas como com uma transparência ‘Baixa’, são em sua maioria da Amazônia Legal. As cidades de Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT) seguem empatadas em 16º lugar com 34 pontos cada.

Ambas possuem informações rasas sobre a o número de casos de Covid-19 e a quantidade de doses de vacina aplicadas, divididas por sexo e raça. A imunização de pessoas por comorbidades é superficial e dados importantes, como as subnotificações e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são inexistentes.

Painel de situação de Rio Branco (AC) com informações atrasadas | Foto: Reprodução

Já em Rio Branco, os registros além de não serem dispostos, quando são, se encontram desatualizados há dias. Ou seja, o acompanhamento das etapas e faixas etárias no Plano Nacional de Imunização são impossíveis de serem feitos em tempo real.

Após Manaus, que ocupa o 2ª lugar no ranking do Brasil, a posição mais alta de uma capital da Amazônia Legal pertence a Palmas (TO), no 10º lugar em um nível mediano. A cidade está a uma posição acima da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.