Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
15 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após lançar o tema ‘Eu ♥️ Parintins’, na noite do último sábado, 21, a diretoria da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG) apresentou neste domingo 22, o edital para selecionar as toadas que irão compor a trilha sonora do espetáculo de arena. As obras farão parte do álbum Digital/CD/DVD ‘Eu ♥️ Parintins’ 2021.

O time peso-pesado de intérpretes do Garantido que dará voz às toadas é formado por Márcia Siqueira, David Assayag, Sebastião Jr e Edilson Santana (Reprodução/Paulo Sicsú)

De fácil entendimento, o edital está destinado aos que querem participar do processo criativo do boi Garantido. “Estamos lançando um edital que deixa bem claro o que queremos dos compositores, não é nada surreal, ao contrário: é direto, objetivo e prático”, destacou o presidente Antônio Andrade.

Além disso, o documento estabelece que os compositores que quiserem participar têm até o dia 22 de dezembro para fazer suas inscrições. “Estamos dando um prazo razoável para que todos tenham tempo de construir suas obras e de gravar as ‘demos’ em estúdio. Acredito que 30 dias são suficientes para que o artista consiga compor e produzir”, declarou Andrade.

Sem prorrogação

Ainda de acordo com o gestor, o edital não será flexível com o tempo. “Sei que nos últimos anos houve um relaxamento e por algumas vezes a data final foi prorrogada pois bem: isso não acontecerá esse ano”, alertou o presidente. “Por conta da pandemia, perdemos um tempo precioso e precisamos recuperar, então, peço a compreensão de todos”, explicou.

Todos os trâmites e regramentos estão contidos nas letras do edital. Que inclusive especifica que haverá escolha de apenas 01 toada cênica de ‘lenda’, o restante será livre e ficará a cargo da Comissão de Artes. “Quero deixar claro à galera vermelha e branca, que todos os nossos passos são milimetricamente pensados”, apontou.

“Aliás, quem acompanhou o lançamento do nosso tema e assistiu às peças publicitárias concernentes a ele, viu que não estamos brincando de fazer um boi forte e competitivo”, observou Antônio. Na sequencia do lançamento do tema, a nova gestão do Garantido promete mais novidades. “Teremos outras surpresas, a galera pode aguardar e o contrário se preparar”, cutucou.

Paixão de milhares de torcedores encarnados, o boi Garantido promete apresentar um álbum recheado de grandes toadas para 2021 (Reprodução/Paulo Sicsú)

Passo a passo

Segundo o edital, o prazo para as inscrições compreende o período de 22 de novembro de 2020 à 22 de dezembro de 2020 no horário de 08h às 11h e de 14h às 17h. Poderão ser inscritas na Cidade Garantido, na sala da Diretoria Social, localizada na Rodovia Odovaldo Novo, nº 4015, em Parintins/AM.

Em Manaus as inscrições podem ser realizadas na sede do Movimento Amigos do Garantido (MAG), localizado no Edifício Rádio Rio Mar, sala 316 – Centro, cidade de Manaus/AM, ao lado do Teatro Amazonas. A partir da nova gestão de Antônio Andrade, a remuneração global passa a ser de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por faixa selecionada, rateada entre seus autores.

O aumento da premiação, valoriza os compositores, artistas que criam o fio condutor do espetáculo. A partir de 2021 o Boi Garantido também passa a pagar de forma transparente os direitos de execução televisiva. A decisão atende ao um antigo anseio da categoria pela volta dos seus direitos de arena. “Só estou fazendo justiça”, finalizou Andrade.