Da Revista Cenarium Amazônia*
BRASÍLIA (DF) – A CPI do 8 de Janeiro aprovou nesta quarta-feira, 18, seu relatório final, com o pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 60 pessoas, incluindo cinco ex-ministros.
O relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi aprovado por 20 votos a 11. Não houve abstenções. Parlamentares da base festejaram o placar levantando cartazes com a frase: “Sem anistia para golpista”, enquanto a oposição gritava “vergonha”.
O relatório final, obrigatório em comissões parlamentares de inquérito, pode apenas sugerir indiciamentos a autoridades responsáveis. A CPI pretende entregar o documento à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Polícia Federal (PF) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana.
A comissão chega ao fim nesta quarta, após cinco meses de investigações. Com a aprovação do relatório principal, os dois documentos da oposição — com a sugestão de indiciamento de Lula (PT) e do ministro Flávio Dino (PSB) — não foram colocados em votação.
Eliziane afirmou que o dia 8 de janeiro foi “obra do bolsonarismo” e defendeu que o ex-presidente seja indiciado por quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
“Me acusar de injustiça é uma acusação leviana. Não há nenhum fato aqui, podem ter certeza, que não será confirmado pela Procuradoria-Geral da República, pela Polícia Federal e pelo Supremo ao longo de todo o processo de investigação”, disse a relatora.
“Esse relatório é a demonstração real da vitória da democracia contra o fascismo, o fundamentalismo e a tentativa de usurpar e retirar direitos que nós levamos anos a fio, por meio de sangue e suor, que é o nosso Estado Democrático de Direito.”