Bolsonaro é intimado pela PF para depor sobre suposta fraude em sistema de vacinação


03 de maio de 2023
Ex-presidente foi alvo de busca e apreensão teve ex-assessores presos por ordem do STF (Isac Nóbrega/PR)
Ex-presidente foi alvo de busca e apreensão teve ex-assessores presos por ordem do STF (Isac Nóbrega/PR)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal (PF) e deve prestar depoimento ainda nesta quarta-feira, 3, sobre suposta fraude no sistema de vacinação do Ministério da Saúde.

O depoimento estava previsto para às 10h, mas deve ocorrer no período da tarde por causa do cumprimento dos mandados da operação Venire ainda em andamento.

O ex-presidente foi intimado durante a busca e apreensão cumprida em sua residência em Brasília. A PF também prendeu na ação os seus ex-assessores Mauro Cid e Max Guilherme. Outro alvo de mandado de prisão é Sergio Cordeiro, que atuava na equipe de segurança de Bolsonaro.

As medidas são no âmbito de uma investigação sobre uma suposta “associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.”

Desde o início de 2020, quando o coronavírus começava a se espalhar pelo mundo, Jair Bolsonaro deu uma série de declarações nas quais sempre buscava minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Como presidente, ele propagou discurso negacionista e usou palavras histeria e fantasia para classificar a reação da população e da imprensa à pandemia.

Bolsonaro também distribuiu remédios ineficazes contra a doença, incentivou aglomerações, atuou contra a compra de vacinas, espalhou informações falsas sobre a Covid-19 e fez campanhas de desobediência a medidas de proteção, como o uso de máscaras.

Leia também: PF cumpre mandado de busca em casa de Bolsonaro; Coronel Mauro Cid é preso

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO