Bolsonaro e ministro do Desenvolvimento Regional sobrevoam regiões da Bahia

Cidade de Jucuruçu tomada por lama, após fortes chuvas. (Foto: Reprodução)

Com informações do Infoglobo

O presidente Jair Bolsonaro está sobrevoando, na manhã deste domingo, 12, as áreas afetadas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Ele está acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma. Desde a última terça-feira, municípios do Estado sofrem com a destruição causada pelos temporais. As cidades de Jucuruçu e Nova Alegria, distrito de Itamaraju, ficaram quase que completamente submersas. Até o momento, duas crianças e um adulto da mesma família morreram soterrados.

O governo federal anunciou, no sábado, 11, que foi montada uma “força-tarefa” de cinco ministérios para atuar nas cidades do sul da Bahia atingidas por fortes chuvas, nos últimos dias. Participam as pastas do Desenvolvimento Regional, da Cidadania, Saúde, Defesa e Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

PUBLICIDADE

Além disso, a Caixa Econômica Federal anunciou que irá liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em virtude da calamidade nas regiões da Bahia e também de Minas Gerais que foram atingidas pelas enchentes.

Leia mais: Chuva deixa mais de 500 famílias desabrigadas, prefeito isolado e cidade inundada na Bahia

De acordo com o banco, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, sem a necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

Na sexta-feira, 10, foi decretada situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em 31 cidades de Minas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a decisão foi tomada atendendo a pedido dos governos locais e serve para “acelerar as ações federais de resposta”.

Na Bahia, voluntários e moradores que se mobilizaram para ajudar vítimas da enchente reclamam da ineficiência do governo estadual no envio de equipamentos até os locais. Segundo eles, as aeronaves disponibilizadas estão paradas por falta de combustível.

As cidades em situação de emergência são: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.