Bolsonaro sanciona pacote para socorrer empresas do setor aéreo


06 de agosto de 2020
Bolsonaro sanciona pacote para socorrer empresas do setor aéreo
Profissionais de algumas empresas aéreas afirmaram que serão demitidos nos próximos dias (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, nesta quarta-feira, 5, o projeto de lei que prevê auxílios e medidas emergenciais, direcionadas ao setor da aviação civil, devido à pandemia da Covid-19.

Com isso, às companhias aéreas vão ter mais tempo para reembolsarem passageiros, que tiveram que cancelar viagens por causa da pandemia. Segundo o governo, atualmente, as empresas enfrentam dificuldades para honrar compromissos, com a queda no número de vôos.

Profissionais de algumas empresas aéreas afirmaram que serão demitidos nos próximos dias, devido à pandemia.

O projeto de lei é originário da Medida Provisória nº 925/2020, que permitiu às empresas aéreas terem mais tempo para reembolsarem passageiros que cancelarem seus voos devido à pandemia, ampliando este prazo para 12 meses. Segundo a justificativa apresentada pelo governo, houve uma queda brusca na demanda do setor e as empresas aéreas tem enfrentado dificuldades para honrar seus compromissos.

Em sua sanção, o presidente vetou três dispositivos do projeto de lei para adequação à constitucionalidade e ao interesse público. Foram vetados o Artigo 5 e os Parágrafos 2 e 3 do Artigo 9.

Vetos

Foi vetado o artigo que estabelecia aos aeronautas e aeroviários titulares de conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ficaria disponível o saque mensal de recursos, por trabalhador e até o limite do saldo existente na conta vinculada.

O artigo que previa uma compensação ao setor para suavizar os efeitos da crise também foi vetado.

(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.