Bolsonaro se prepara para reconhecer derrota com discurso crítico ao processo eleitoral


31 de outubro de 2022
Bolsonaro se prepara para reconhecer derrota com discurso crítico ao processo eleitoral
Jair Bolsonaro durante desfile do 7 de Setembro (Wilton Junior/Estadão)
Com informações do Estadão

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (PL) se prepara para reconhecer ainda nesta segunda-feira a vitória do ex-presidente Lula (PT), após quase 20 horas de silêncio. Mas ele também pretende fazer críticas ao processo eleitoral.

De acordo com aliados, a ideia é que ele faça um discurso para enaltecer os 58 milhões de votos que recebeu. Em seguida, deverá fazer algum tipo de contestação que não valide o resultado por completo, para insinuar que teria sido injustiçado.

A demora para a fala ocorre porque há dúvidas sobre o formato desse questionamento. Aliados querem que o presidente adote um tom de voz moderado, sem “esbravejar” ou fazer ameaças. Assim, a ideia é valorizar o desempenho do presidente nas urnas.

Pessoas próximas alegam que a contestação ficará “dentro do sistema constitucional”, nos moldes do que foi feito por Aécio Neves, do PSDB, em 2014. Ainda não se sabe se Bolsonaro chegará a pedir recontagem de votos, como fez o tucano.

Bolsonaro está reunido, desde cedo, com os ministros e aliados mais próximos para decidir como se posicionar diante da derrota no 2° turno. Assim como ocorreu na primeira etapa, o presidente não esperava perder e, segundo relatos, ficou aborrecido com o desempenho.

Ministros como Ciro Nogueira e Fábio Faria ainda não se posicionaram sobre o resultado porque não querem falar antes do presidente.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.