Bolsonaro sobre Covid-19: melhor vacina que pode ter é a própria contaminação

O presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto, no final de 2021 (Pedro Ladeira - 14.12.2021/Folhapress)

Com informações do O Tempo

MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a dar uma declaração negacionista sobre a pandemia de Covid-19. Ele disse nessa quarta-feira, 19, que a melhor vacina que pode haver contra o vírus letal é a própria contaminação. 

“Para que eu vou tomar vacina, se já peguei Covid-19?”, respondeu o presidente ao ser questionado em entrevista à rádio Jovem Pan se mantém a decisão de não se imunizar contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

“A liberdade acima de tudo. Ela é mais valiosa que a nossa própria vida. Isso que nós sempre defendemos: liberdade. Quem quer tomar vacina, toma; quem não quiser, não toma”, completou.

Bolsonaro voltou a dizer que não é contra as vacinas, porque o governo federal comprou os imunizantes. O Executivo, contudo, demorou para fechar o contrato com a farmacêutica Pfizer, e o próprio Bolsonaro colocou em dúvida a eficácia do primeiro imunizante contra o coronavírus usado no País, a Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, do Governo de São Paulo.

Depois de sugerir que a variante Ômicron é “bem-vinda”, Bolsonaro voltou ao assunto hoje e disse que os efeitos da cepa são “bastante atenuados” e que ela poderia sinalizar o fim da pandemia.

Dados apontam que a nova cepa do coronavírus tem causado menos mortes do que em outras ondas da crise sanitária, diante do cenário de vacinação mais alta, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que ainda é cedo para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica. No Brasil, a Ômicron tem provocado uma explosão de casos de Covid-19 e um aumento da busca por testes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.