Bolsonaro tem avaliação positiva de apenas 800 entrevistados em pesquisa do CNI/Ibope

Pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios no período de 17 a 20 de setembro (Futura Press/Paulo Lopes)

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium*

MANAUS – Um levantamento realizado pelo instituto Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios no período de 17 a 20 de setembro e indica que 800 entrevistados consideram o governo bom ou ótimo. Cerca de 40% do universo pesquisado, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o País. Nesse quesito, a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu para 50%, para 1.000 entrevistados. O índice é o melhor desde o início do mandato.

PUBLICIDADE

A avaliação negativa, ou seja, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima caiu de 38% para 29% em nove meses. Entre uma pesquisa e outra, o País enfrentou a pandemia de covid-19, que matou 139.065 pessoas até quarta-feira, 23, de acordo com dados de levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Nesse período, o governo liberou um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais e desempregados. Bolsonaro, porém, foi criticado pela postura em relação à crise sanitária.

Meio ambiente

Na área ambiental, a aprovação do governo Jair Bolsonaro caiu 11 pontos de abril de 2019 a setembro deste ano. De acordo com pesquisa do Ibope, o índice de pessoas que reprovam o governo na gestão do meio ambiente é de 57%.

A aprovação, por outro lado, é de 37% no levantamento. Em abril, era de 48%. Entre dezembro de 2019 e setembro de 2020, a aprovação do governo nessa área variou de 40% para 37%, no limite da margem de erro. Como houve uma oscilação para baixo, é mais provável que a avaliação da administração de Bolsonaro no meio ambiente tenha caído em nove meses.

(*) Com informações de Estadão

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.