Bombeiros da Força Nacional vão combater incêndios criminosos no Pantanal do Mato Grosso

Bombeiro apagando fogo na Amazônia (Reprodução/ Internet)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) envia, nesta quarta-feira, 23, 43 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para auxiliar no combate aos incêndios em Mato Grosso.

Portaria 534/2020, assinada pelo ministro André Mendonça, atende pedido feito pelo governador Mauro Mendes e está publicada hoje no Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE

Além da equipe de bombeiros, o apoio de logística ao estado contará com o envio de dez viaturas, dois micro-ônibus e um helicóptero. Os militares atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado.

Com o objetivo de reforçar o combate aos incêndios na região, o MJSP também está em contato com as secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e do Paraná, que poderão disponibilizar mais militares para o estado, cabendo ao ministério o custeio de diárias dos profissionais.

Rastro de destruição

Focos de incêndio iniciados em nove fazendas do Pantanal destruíram 141.773 hectares de vegetação, uma área pouco menor do que o município de São Paulo.

Quatro dessas fazendas foram identificadas pela Polícia Federal (PF), na Operação Matáá, que investiga queimadas ilegais no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A soma desses focos foi responsável pela destruição de 25 mil hectares.

(*) Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.