Bombeiros localizam segundo corpo de criança Yanomami em Roraima; indígenas pedem justiça

Invasão de garimpeiros representa perigo constante a povos indígenas (Reprodução/G1)
Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que localizou, no final da tarde desta quinta-feira, 14, o corpo da segunda criança vítima de afogamento na região do Parima, município de Alto Alegre, na Terra Indígena (TI) Yanomami. O primeiro corpo foi localizado por pessoas da região ainda nessa quarta-feira, 13, antes mesmo da chegada das equipes de buscas local.

Segundo informações do Conselho Indígena de Saúde Yanomami e Ye’kuana, as duas crianças desapareceram enquanto brincavam em um rio da região, quando foram levadas pela correnteza da água. O Conselho Indígena foi a entidade que realizou o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

Leia também: Yanomamis denunciam mortes de crianças indígenas em balsa de garimpo ilegal em Roraima

PUBLICIDADE
Parlamentar de Roraima fez discurso contundente sobre caso de crianças Yanomami (Ascom/ Joenia Wapichana)

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 14, da Câmara dos Deputados, a deputada Joenia Wapichana (Rede/RR) pediu justiça em relação a esse e a outros casos denunciados pelo povo Yanomami. Em discurso contundente, a parlamentar cobrou providências do poder público. “Não é uma situação de quem apoia ou não o garimpo, é uma situação de vida de crianças. São seres humanos, pessoas que têm direito segundo a Constituição Federal. O que o Brasil está fazendo?”, questionou a parlamentar.

Leia também: Morte de indígena por avião em terra Yanomami pode ter envolvimento com organizações criminosas

A deputada disse que vai elaborar um requerimento propondo a criação de uma comissão externa que acompanhe os casos de violência contra o povo Yanomami. Ela também fez menção à Conferência do Clima, a COP26, e disse que fatos como o ocorrido com as crianças Yanomami ajudam a colocar a imagem do Brasil “para baixo se não houver uma resposta à altura”.

A Terra Indígena Yanomami, na região de Alto Alegre, em Roraima, é alvo constante da invasão de garimpeiros que, além de destruírem o meio ambiente, também levam doenças e outras mazelas sociais para as comunidades indígenas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.