Brasil criou 280,6 mil vagas com carteira assinada em maio, segundo Caged


02 de julho de 2021
Brasil criou 280,6 mil vagas com carteira assinada em maio, segundo Caged
Carteira de trabalho: governo divulga dados de emprego formal no Brasil (CAMILA LIMA/FUTURA PRESS/Agência O Globo)
Com informações da Agência Brasil

BRASÍLIA – O Brasil registrou um saldo positivo de 280.666 vagas de emprego com carteira assinada no mês de maio. Com esse resultado, o país somou 1,233 milhão de postos nos cinco primeiros meses do ano. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nessa quinta-feira, 1º, pelo Ministério da Economia. O resultado de maio é fruto de 1.548.715 admissões e de 1.268.049 desligamentos.

“Todas as regiões, todos os setores, todos os estados registrando criação de novos empregos. É bastante abrangente, é a economia brasileira se reerguendo. O mais importante é que setores que estavam muito fragilizados anteriormente, como serviços, estão criando empregos”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Este é o primeiro mês sob efeitos da reedição do programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego.

A iniciativa voltou a vigorar em 27 de abril e, desde então, foram firmados 2.664.161 acordos de redução de jornada ou suspensão de contrato de trabalho em todo o país até o dia 26 de junho. Essa medida afetou 2.338.284 trabalhadores, de acordo com dados do governo.

Caged X Pnad

O resultado do Caged segue contrastando com o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE. Os dados, divulgados na quarta-feira, apontam que a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,7% no trimestre encerrado em abril, mantendo o maior nível da série histórica iniciada em 2012. O número de desempregados chegou a 14,8 milhões.

A Pnad considera vagas formais e informais e apresenta dados trimestrais. Já as informações do Caged refletem números mensais apenas de empregos formais.

Enquanto a pesquisa do IBGE investiga todos os tipos de ocupação, nos mercados formal e informal, além de empresários e funcionários públicos, o Caged só considera aqueles que trabalham com carteira de trabalho assinada.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.