Brasil é um dos países que menos têm confiança nas Forças Armadas, diz pesquisa Ipsos feita em 28 países

Oficiais do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (Agência O Globo/Marcelo Régua)
Com informações da Folhapress

BRASÍLIA – Os brasileiros estão entre os que menos confiam em suas Forças Armadas quando comparados com habitantes de outros países. A revelação é da edição de 2022 da pesquisa “Confiabilidade Global”, do Instituto Ipsos, que foi realizada em 28 países entre maio e junho.

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia do Dia do Exército, em Brasília – Gabriela Biló – 19.abr.22/Folhapress

LAÇO FRACO 

De acordo com a sondagem, apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares. O índice é igual ao atingido entre os poloneses. E só não é mais baixo do que os verificados entre os colombianos (29%), os sul-africanos (28%) e os sul-coreanos (25%).

DEGRAU 

A taxa brasileira ficou 11 pontos percentuais abaixo da média global, de 41%. O sentimento de credibilidade também caiu em relação ao ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nos militares.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM 

O levantamento mediu a percepção de cidadãos sobre a confiança relacionada a algumas profissões. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.

AÍ, SIM 

No outro extremo, 64% dos brasileiros que responderam à pesquisa apontaram os professores como o grupo mais confiável. Depois aparecem os cientistas (61%) e os médicos (59%). O levantamento, online, consultou 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram do Brasil.

MAPA

Foram ouvidos cidadãos de Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grã-Betanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e EUA.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, participou, nesta segunda (8), de uma reunião-almoço realizada pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), na capital paulista. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, e o presidente do Iasp, Renato Silveira, prestigiaram o evento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.