Brasil receberá ajuda da Opas para comprar remédios do ‘kit intubação’


22 de março de 2021
Brasil receberá ajuda da Opas para comprar remédios do ‘kit intubação’
Paciente intubado no Hospital das Clínicas, no dia 17 de março (Reprodução/G1)

Com informações do G1

SÃO PAULO – A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) vai ajudar o Brasil a comprar sedativos e outras drogas para intubar pacientes no País, que estão em baixo estoque, disse a entidade nesta segunda-feira, 22.

Jarbas Barbosa, diretor-assistente da entidade, disse que a Opas – que representa a Organização Mundial da Saúde no continente – já procura fornecedores do “kit intubação” de quem o Brasil poderia comprar, usando fundos da própria Opas. “Sabendo da dificuldade do país, nós já estamos procurando fornecimento alternativo com produtores internacionais”, disse Barbosa.

Médicos e entidades da saúde estão em alerta para uma potencial crise de desabastecimento desses remédios, que são cruciais no combate contra a Covid-19 em todas as regiões do Brasil.

No início deste ano, farmacêuticos que trabalham em hospitais paulistas passaram a relatar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) que estoques de alguns medicamentos cruciais no tratamento de pacientes graves com Covid-19 estavam ficando em nível perigosamente baixo.

De acordo com a agência Reuters, o governo brasileiro também instruiu seus embaixadores a procurar fornecedores dos medicamentos.

Entre os remédios, estão o midazolam, o propofol e o fentanil, que são usados para sedar os pacientes.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.