RIO — O desenvolvedor de software, Matheus Furtado, conhecido no mundo dos jogos eletrônicos como Furious, entrou novamente para o livro dos recordes mundial “Guinness” ao ter completado o clássico Super Mario World (categoria 0 Exit) em apenas 41,022 segundos. A jogada ocorreu em 11 de junho de 2020, em Garopaba (SC), a 75,7 quilômetros de Florianópolis. Com o reconhecimento, conforme foi divulgado nesta quinta-feira, ele ultrapassa a marcação de 41,350 segundos, estabelecida em 29 de abril de 2020, por SethBling, nos EUA. Desenvolvido pela Nintendo, em 1990, Super Mario World marcou a infância de Matheus e é, até hoje, seu jogo favorito.
Por trabalhar na área de tecnologia, Matheus disse ao livro dos recordes que lidar com glitches e bugs é algo que já faz parte de sua rotina.
“Transformar falhas de programação nesses jogos, em algo útil, como diminuir um tempo recorde, é o que me deixa inspirado para quebrar recordes desse tipo de categoria de speedrun”, afirmou Matheus ao site do “Guinness World Records”, referindo-se ao estilo de jogo que ele passou a se dedicar a partir de 2014.
Segundo o livro dos recordes, esta categoria “permite chegar aos créditos do jogo, da maneira mais rápida, sem restrições quanto ao uso de gliches e bugs; sendo assim, é possível explorar uma falha de programação que execute um código arbitrário dentro da memória do jogo, que foi manipulada pelo jogador, forçando o game a exibir, imediatamente, a tela de créditos”.
“Dentro do assunto de speedruns, eu sugiro que você escolha um jogo que você goste, termine e explore ele de forma casual mesmo, só depois disso busque analisar os recordes atuais e acompanhar a comunidade do jogo, se houver uma — disse Matheus explicando que o que mais curte é a “determinação para superar fases difíceis com uma missão genuína, como salvar uma princesa”, algo com o que se identifica.
Numa série de postagens no Twitter, Matheus explicou o que são speedruns.
“Primeiramente, speedrun é o ato de terminar um game o mais rápido possível e pode ser divido em categorias, assim como nas corridas em olimpíadas. Por exemplo, no SMW é separado em várias categorias como, 11 Exit (atalho pela estrela), 96 Exit (100% do jogo)”, começou a dizer.
“Com essa introdução básica, vamos falar do Credits Warp e porquê essa categoria é mais difícil do que parece. A preparação e execução do glitch feito com calma é, razoavelmente, simples se tiver experiência no jogo e entender o que é necessário fazer. Difícil é fazer tudo rápido. Diferente do recorde de 1m13s, em 2017, uma nova estratégia foi criada não sendo necessário usar o Yoshi para cuspir vários cascos em posições exatas. Agora, parte do código manipulado na memória fica em 3 controles extras conectados em Multitaps, com botões fixos pressionados, continuou.
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