Brasileiro entra para o livro dos recordes após concluir Super Mario World em 41,022 segundos

Matheus Furtado, conhecido como Furious, bateu recorde mundial ao terminar Super Mario World em 41,022 segundos (Guinness World Records)

RIO — O desenvolvedor de software, Matheus Furtado, conhecido no mundo dos jogos eletrônicos como Furious, entrou novamente para o livro dos recordes mundial “Guinness” ao ter completado o clássico Super Mario World (categoria 0 Exit) em apenas 41,022 segundos. A jogada ocorreu em 11 de junho de 2020, em Garopaba (SC), a 75,7 quilômetros de Florianópolis. Com o reconhecimento, conforme foi divulgado nesta quinta-feira, ele ultrapassa a marcação de 41,350 segundos, estabelecida em 29 de abril de 2020, por SethBling, nos EUA. Desenvolvido pela Nintendo, em 1990, Super Mario World marcou a infância de Matheus e é, até hoje, seu jogo favorito.

Por trabalhar na área de tecnologia, Matheus disse ao livro dos recordes que lidar com glitches e bugs é algo que já faz parte de sua rotina.

“Transformar falhas de programação nesses jogos, em algo útil, como diminuir um tempo recorde, é o que me deixa inspirado para quebrar recordes desse tipo de categoria de speedrun”, afirmou Matheus ao site do “Guinness World Records”, referindo-se ao estilo de jogo que ele passou a se dedicar a partir de 2014.

PUBLICIDADE

Segundo o livro dos recordes, esta categoria “permite chegar aos créditos do jogo, da maneira mais rápida, sem restrições quanto ao uso de gliches e bugs; sendo assim, é possível explorar uma falha de programação que execute um código arbitrário dentro da memória do jogo, que foi manipulada pelo jogador, forçando o game a exibir, imediatamente, a tela de créditos”.

“Dentro do assunto de speedruns, eu sugiro que você escolha um jogo que você goste, termine e explore ele de forma casual mesmo, só depois disso busque analisar os recordes atuais e acompanhar a comunidade do jogo, se houver uma — disse Matheus explicando que o que mais curte é a “determinação para superar fases difíceis com uma missão genuína, como salvar uma princesa”, algo com o que se identifica.

Numa série de postagens no Twitter, Matheus explicou o que são speedruns.

“Primeiramente, speedrun é o ato de terminar um game o mais rápido possível e pode ser divido em categorias, assim como nas corridas em olimpíadas. Por exemplo, no SMW é separado em várias categorias como, 11 Exit (atalho pela estrela), 96 Exit (100% do jogo)”, começou a dizer.

“Com essa introdução básica, vamos falar do Credits Warp e porquê essa categoria é mais difícil do que parece. A preparação e execução do glitch feito com calma é, razoavelmente, simples se tiver experiência no jogo e entender o que é necessário fazer. Difícil é fazer tudo rápido. Diferente do recorde de 1m13s, em 2017, uma nova estratégia foi criada não sendo necessário usar o Yoshi para cuspir vários cascos em posições exatas. Agora, parte do código manipulado na memória fica em 3 controles extras conectados em Multitaps, com botões fixos pressionados, continuou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.