Brasileiros deportados dos EUA vão desembarcar em Fortaleza nesta sexta


Por: Cenarium

06 de fevereiro de 2025
Brasileiros deportados dos EUA vão desembarcar em Fortaleza nesta sexta
Brasileiros que foram deportados recebendo assistência do poder púbico (Divulgação Agência Brasil)

MANAUS (AM) – O voo com os brasileiros deportados dos Estados Unidos chega nesta sexta-feira, 7, e será acompanhado, em tempo real, por um grupo de trabalho formado por integrantes do Itamaraty; do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Polícia Federal; da Embaixada Norte Americana em Brasília; e do Serviço de Imigração dos Estados Unidos.

Segundo nota oficial enviada pelo Ministério da Justiça, o embarque vai ser em Alexandria, cidade do estado de Luisiana; e será acompanhado por um diplomata brasileiro do Consulado-Geral em Houston.

O pouso será em Fortaleza, no Ceará, para reduzir o tempo total de viagem.

O avião deve chegar à tarde, depois de rápida escala em Porto Rico.

A Aeronáutica vai disponibilizar uma aeronave para levar os brasileiros até Belo Horizonte.

Nos dois aeroportos, haverá um posto de apoio para receber os repatriados e acelerar o processo migratório.

Segundo o governo, as medidas foram tomadas com base na experiência de repatriações anteriores. A ideia é oferecer suporte imediato, assegurando dignidade e assistência integral.

Primeiros deportados desembarcam em Manaus

Na noite do dia 24 de janeiro, os passageiros deportados dos Estados Unidos da América (EUA) estavam algemados e acorrentados, quando precisaram descer no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

O voo chegou à capital amazonense com 158 passageiros que são imigrantes que viviam ilegalmente nos Estados Unidos, dos quais, 88 são brasileiros. O voo tem como destino final Belo Horizonte em Minas Gerais (MG) e a aeronave precisou fazer uma parada técnica por conta de uma pane no ar-condicionado.

De acordo com o Governo do Amazonas, 71 homens, 11 mulheres e seis crianças estavam a bordo do avião. Entre os adultos, havia idosos e pessoas com comorbidades. O grupo caminhava com dificuldade na pista do aeroporto em meio às algemas nas mãos e às correntes nos tornozelos.

(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.