Briga por direitos autorais tira ‘Chaves’ da programação do SBT após 36 anos


31 de julho de 2020
Briga por direitos autorais tira ‘Chaves’ da programação do SBT após 36 anos
Após 36 anos, Chaves deixa grade de programação do SBT (Reprodução/Internet)

Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após 36 anos de transmissão da sitcom Chaves no Brasil, sites especializados em entretenimento afirmam que o Sistema Brasileiro de Comunicação (SBT), não irá mais exibir o seriado a partir deste sábado, 1º de agosto.

Segundo a coluna do Jornalista Flávio Ricco, existem problemas com direitos autorais relacionados à rede Televisa, do México, impede que o seriado continue sendo transmitido no Brasil. A série é uma das produções mais amadas pelos brasileiros, com o primeiro episódio exibido em 1984, a partir do acordo feito por Sílvio Santos, que também comprou direito de exibição das novelas da Televisa.

Com personagens icônicos que atravessaram gerações, a sitcom Chaves chegou a ser televisionada em mais de 20 países simultaneamente. A história de um menino órfão que mora dentro de um barril em uma vila com famílias aparentemente ‘normais’ ganhou a primeira transmissão em 21 de junho de 1971 no México, e até hoje possui um público fiel que apesar dos anos não deixaram de acompanhar cada episódio.

Inicialmente, a série foi planejado para alcançar o público adulto, mas transformou-se rapidamente em sucesso entre as crianças, produzida ao longo de dez anos, o programa chegou a reunir audiência de 350 milhões de pessoas em seu auge, incluindo-se reprises, a atração foi transmitida em todos os países ibero-americanos do mundo, apesar de ter saído do ar em Cuba após algumas exibições.

A última exibição no formato individual foi em 1980; a última aparição dos personagens aconteceu em 1992, como um quadro curto no programa ‘Chespirito’.

Lembranças

O produtor audiovisual Luis Reis, 31, acompanha o seriado mexicano desde a infância. A notícia trouxe tristeza para ele, pois as lembranças mais ávidas sobre o avô, Francisco Oliveira que faleceu em 2008 são dos momentos assistindo Chaves. “Sempre que eu chegava da escola, o meu avô apesar da idade avançada, estava me esperando para assistirmos junto a série, que para nós nunca perdia a graça.”, comenta.

Posicionamento

Por meio da conta oficial no Instagram, o SBT anunciou nesta sexta-feira, 31, que não irá mais exibir a atração. ‘Foram 36 anos colocando um sorriso no rosto dos brasileiros e zás e zás. Infelizmente, o #Chaves está deixando a vila do SBT. Pi, pi, pi, pi, pi, pi… Desculpa o choro, é que me escapuliu.
#ObrigadoChaves, você será sempre o nosso Chavinho lindo, meu amor! ‘

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.