Butantan entrega mais de um milhão de doses da vacina CoronaVac


14 de junho de 2021
Butantan entrega mais de um milhão de doses da vacina CoronaVac
São Paulo ficará com 226 mil doses (Edilson Dantas/Agência O Globo)

Com informações do O Globo

SÃO PAULO – O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira, 14, mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o laboratório chinês SinoVac. A remessa será distribuída ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para então ser redistribuído aos Estados. São Paulo ficará com 226 mil doses.

Com esta entrega, o instituto chega a 49 milhões de doses enviadas ao PNI. A previsão do governo de São Paulo, a que o Butantan é vinculado, é de entregar 100 milhões até 30 de setembro.

Em São Paulo, a prioridade para as vacinas desta remessa será de gestantes. Outra parte será usada para aplicação da segunda dose da imunização, segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula. Junto do governador João Doria (PSDB), do diretor do Butantan, Dimas Covas, e do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, ela acompanhou a liberação das doses nesta segunda.

“Chegando mais vacinas, estaremos trabalhando também com a D1 (primeira dose) para públicos-alvo que vamos abrir”, declarou.

Antecipação da vacinação

João Doria tergiversou quando perguntado sobre o que teria levado seu governo a antecipar o calendário de vacinação do Estado contra Covid-19. A previsão para imunizar todos os adultos de São Paulo, antes de 30 de setembro, foi adiantada no último domingo para 15 de setembro. O Ministério da Saúde, de quem São Paulo depende para cumprir o calendário, não tem atualizado o cronograma de entrega de vacinas.

“Aqui nós planejamos bem. Nós temos uma estrutura no PEI, uma capilaridade de mais de 5 mil pontos de venda, uma estrutura que foi treinada, preparada e acompanhada pela Secretaria de Saúde, e um trabalho eficiente também de secretários e secretárias de Saúde dos municípios do Estado. Portanto, organização, planejamento, orientação, aproveitamento pleno das doses da vacina, disponibilidade de seringas corretas e agulhas, e um sistema operante, com profissionais da linha de frente”, afirmou o governador.

Dimas Covas afirmou que a antecipação do calendário estadual não deve afetar o recrutamento de voluntários para os estudos clínicos da elaboração da vacina própria do instituto, a ButanVac.

Plano São Paulo

Jean Gorinchteyn, por sua vez, afirmou que o Plano São Paulo, que determina regras e medidas de restrições para combate à pandemia, não passará por mudanças, apenas do aumento no número de hospitalizações por Covid-19.

“Nós temos observado uma manutenção dos níveis de ocupação dos leitos de UTI. Em relação às três últimas semanas, o incremento foi discreto, de 0,6%. O governo Doria determinou a manutenção dessa fase de transição de uma forma estendida, até o dia 30, avaliando exatamente esses índices. Portanto, o Plano é mantido”, disse o secretário.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.