Sociedade 14 de junho de 2022

‘Caderno de Conflito no Campo 2021’ mostra predominância de mortes violentas na Terra Yanomami

Imagem da Terra Indígena Yanomami (Bruno Kelly/HAY/ISA)
Imagem da Terra Indígena Yanomami (Bruno Kelly/HAY/ISA)
Com informações da assessoria

A Comissão Pastoral de Terra/Amazonas realizará na manhã desta quarta-feira, 15, o lançamento do “Caderno de Conflito no Campo 2021”. Trata-se da 36ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo no Brasil, bem como indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais do campo, das águas e das florestas.

O crescimento exponencial do número de mortes, especialmente na Terra Indígena Yanomami é um dos destaques negativos do relatório sobre conflito no campo. Das 109 mortes registradas em 2021, contra 9 registradas em 2020, 101 ocorreram no território Yanomami, em Roraima, em decorrência da ação de garimpeiros. Além disso, outras violências como Trabalho Escravo tiveram aumento em 2021. O número de resgatados dessa prática mais que dobrou no campo no último ano. Os casos aumentaram 76%.

Dentre os números destacados nesta edição da publicação está o conflito pela água, tendo o registo de 304 ocorrências de disputa por água, envolvendo 56.135 famílias. Outro destaque negativo é o assassinato de sem-terras que aumentou em 350% no intervalo entre os anos de 2020 e 2021. Também houve um aumento de 1.100% nas mortes em consequência de conflitos no campo.

PUBLICIDADE
O lançamento ocorre nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Das 109 mortes registradas em 2021, contra 9 registradas em 2020, 101 ocorreram no território Yanomami, em Roraima, em decorrência da ação de garimpeiros. Além disso, outras violências como Trabalho Escravo tiveram aumento em 2021. O número de resgatados dessa prática mais que dobrou no campo no último ano. Os casos aumentaram 76%.

Diante de todas as problemáticas identificadas, a CPT tem reafirmado sua missão de ser uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva e presta um serviço educativo e transformador juntos aos povos da terra e das águas. Ela articula iniciativas e acompanha em seus processos coletivos contribuindo nas lutas por direitos, e resistência na terra.

O “Caderno de Conflitos” será lançado em todo Brasil e, no Amazonas, o evento será realizado nesta quarta-feira, 15 de junho de 2022 , das 8h30 às 12h , no Auditório da Maromba – localizado à rua Maromba n. 116 – Chapada.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO