Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
1 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – A Câmara Brasileira de Cultura e Academia Brasileira de Artes, que é considerada uma das mais importantes e tradicionais instituições no âmbito acadêmico no País, vai homenagear profissionais da comunicação do Amazonas com a comenda Cruz do Mérito da Comunicação, uma nova ordem honorífica recém criada pela entidade. A iniciativa de criação da honraria partiu de uma solicitação do amazonense, Comendador Grão Colar do Mérito da Educação, José Baptista Santos, conselheiro regional da instituição.

“A comenda do Mérito da Comunicação é uma comenda que foi criada no dia 25 de agosto pela Câmara Brasileira de Cultura com o objetivo de reconhecer profissionais das mais diversas áreas da comunicação. Nesse primeiro momento, nós vamos reconhecer cinco profissionais dessa área”, destacou o conselheiro da Região Norte da organização, José Baptista Santos.

José Baptista Santos é membro Câmara Brasileira de Cultura e Academia Brasileira de Artes

A solenidade de reconhecimento será no 1º Encontro de Notáveis da Amazônia, evento que vai ocorrer no dia 13 de novembro deste ano, em Manaus. Os cinco homenageados do Amazonas para a primeira outorga, serão o professor e doutor Ricardo Lins, que vai receber que vai receber comenda com ênfase em Comunicação Social, por ser Phd na área e dominar todas as modalidades; o professor Cleomir dos Santos, com ênfase em fotografia jornalística e Comunicação Digital.

Veja também: Cenarium recebe professor amazonense PhD em comunicação homenageado em Lisboa

Além deles, a colunista Marlene Ramos Cardoso, com ênfase em Jornalismo; Luiz Eduardo Leal, com ênfase em Empreendedorismo e Mídias Digitais; e o Duque Ribeiro Júnior, com ênfase em Cinema e Produção Audiovisual, serão homenageados no evento.

Nesta segunda-feira, 21, o comendador José Baptista Santos lembrou que a Câmara Brasileira de Cultura não tinha uma comenda específica para agraciar os profissionais da área da comunicação. Segundo ele, os trabalhadores eram agraciados em uma outra ordem honorífica: o mérito Acadêmico e Profissional e a nova ordem surge como para valorizar e reconhecer a importância desses profissionais, hoje divididos em uma série de modalidades, por conta dos avanços tecnológicos oferecidos pelas mídias digitais.

“Quando eu assumi a Regional Norte da Câmara Brasileira de Cultura há, mais ou menos, um ano e meio, eu coloquei um pedido à diretoria nacional, na pessoa do seu Presidente, Jornalista Gualter Carrara Júnior, que fosse criada uma comenda específica, pois eu também sou da comunicação. E como é uma área muito diversificada, necessitava de uma ordem específica e a Câmara atendeu ao meu pedido, instituindo no dia 25 de agosto essa nova comenda, que será entregue aqui em Manaus”, explicou o comendador.

Após a instituição da nova ordem honorífica, José Baptista foi designado como presidente da honraria, por ser o idealizador e pertencer à categoria, sendo o primeiro amazonense a ter esse privilégio em 22 anos de existência da academia.

Cultura

A Câmara Brasileira de Cultura é uma organização-não-governamental (ONG) de nível nacional, reconhecida nas Américas do Sul e Central, Caribe e Europa, que representa o universo acadêmico por intermédio dos seus conselhos e acadêmicos da Academia de Ciências e Artes.

A entidade apoia todas as manifestações de arte, desde a dança, passando pelas artes plásticas, até as artes cênicas, e estimula a pesquisa nas áreas Exatas e Humanas, além de estabelecer intercâmbios culturais com outros países. A lista de indicados à premiação no 1º Encontro de Notáveis da Amazônia está disponível no link: https://www.cbc-regionalnorte.com.br/indicados-amazonas/.

“Seja na área da comunicação, seja em qualquer outra área em que a Câmara Brasileira de Cultura venha buscar reconhecer, ela sempre vai olhar os méritos, a formação acadêmica, a contribuição que aquele profissional está dando para a sociedade e dentro dessa nova ordem não será diferente. As pessoas que estão sendo agraciadas, são aquelas que estão dentro dessa área fazendo um trabalho social incrível, não só profissional, mas principalmente social”, salientou José Baptista.