Câmara confunde Hugo Motta com Hugo Gloss em post sobre novo papa


Por: Bianca Diniz

08 de maio de 2025
Câmara confunde Hugo Motta com Hugo Gloss em post sobre novo papa
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o influenciador digital Hugo Gloss (Composução de Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A conta oficial da Câmara dos Deputados no X, antigo Twitter, mencionou de maneira errada, nesta quarta-feira, 8, o influenciador digital e jornalista Hugo Gloss, em vez de citar o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa.

A publicação tratava da eleição do papa Leão XIV, novo líder da Igreja Católica, mas o responsável pelo post acabou marcando o perfil ‘@HugoGloss’, conhecido por noticiar temas ligados ao entretenimento e à cultura pop.

“Presidente da Câmara, deputado @HugoGloss, disse esperar que o papa Leão XIV continue o legado de tolerância, diálogo e conciliação do papa Francisco. O novo líder religioso foi escolhido hoje (8)”, dizia o post.

Publicação feita no perfil oficial da Câmara dos Deputados (Reprodução/Redes Sociais)

A confusão entre os nomes rapidamente chamou atenção dos usuários da rede, que reagiram humor na publicação. “Hugo Gloss é mais legal!”, “Queremos o Hugo Gloss de volta”, escreveram usuários da rede. Após a repercussão, o perfil da Câmara corrigiu a marcação, substituindo o nome do influenciador pelo nome do deputado.

Novo papa

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quarta-feira como o novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de Papa Leão XIV. Natural de Chicago, ele se torna o primeiro pontífice dos Estados Unidos a ocupar o trono de São Pedro, liderando 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo. A escolha foi anunciada após a fumaça branca surgir da Capela Sistina, encerrando o conclave com a tradicional proclamação: “Habemus Papam”.

Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV agradeceu ao papa emérito Francisco e destacou a importância de uma “Igreja sinodal”, sinalizando continuidade à linha pastoral progressista de seu antecessor. A eleição surpreendeu especialistas e contrariou expectativas de retorno ao comando europeu, em especial de um papa italiano. Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano, era apontado como o favorito.

O presidente dos EUA, Donald Trump, comemorou a escolha nas redes sociais, classificando-a como uma “grande honra” para o país. Com trajetória missionária na América Latina e atuação relevante na Cúria Romana, Prevost agora inicia um papado que deve equilibrar tradição e reformas, com atenção aos desafios sociais e espirituais da Igreja no século XXI.

Leia mais: Novo papa, Leão XIV tem cidadania peruana e atuou na América Latina
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.