Câmara dos Deputados aprova PL do Marco Temporal das terras indígenas


30 de maio de 2023
Câmara dos Deputados aprova PL do Marco Temporal das terras indígenas
Protesto de indígenas contra o Marco Temporal, em Brasília, em 2021 (Pedro Ladeira/Folhapress)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 30, um requerimento para votação do PL 490/07, conhecido como PL do Marco Temporal. O requerimento foi aprovado com 311 votos a favor, 137 contra e uma abstenção. O plenário deve votar a matéria na íntegra ainda nesta terça-feira.

O PL do Marco Temporal estabelece que só possam ser demarcadas terras indígenas que estavam ocupadas pelos povos originários após a Constituição de 1988. Essa definição cria um marco temporal para a demarcação de terras, o que tem gerado controvérsias e debates intensos entre defensores dos direitos indígenas e ruralistas.

A aprovação do projeto na Câmara representa uma vitória para os setores ruralistas e do agronegócio, que argumentam que a definição do Marco Temporal trará segurança jurídica para a regularização fundiária e evitará conflitos de terras.

Por outro lado, a medida é criticada por movimentos indígenas e organizações de direitos humanos, que alegam que o PL 490/07 viola os direitos constitucionais dos povos indígenas, abrindo espaço para a perda de territórios tradicionais e desconsiderando o histórico de violência e despojo que essas comunidades enfrentaram.

A aprovação do projeto na Câmara é apenas um passo no processo legislativo. Agora, o texto seguirá para votação no Senado, onde será novamente analisado e debatido pelos parlamentares antes de uma decisão final.

(*) Com informações das agências CNN, Folhapress e Brasil 247

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.