Câmara dos Deputados cria grupo de trabalho para acompanhar situação dos indígenas Yanomami, em Roraima


04 de maio de 2022
Câmara dos Deputados cria grupo de trabalho para acompanhar situação dos indígenas Yanomami, em Roraima
A deputada Joenia Wapichana: "Não podemos ser coniventes" (Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Com informações da Câmara dos Deputados

BRASÍLIA — A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira, 3, a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a situação dos povos indígenas Yanomami.

Leia também: “CADÊ OS YANOMAMI?”: pergunta que está no ‘trending topics’ do Twitter continua sem resposta

O grupo deverá acompanhar, fazer diligências e propor providências para reverter a situação de violências e violações de direitos a que estão sendo submetidas crianças, adolescentes e mulheres da comunidade Aracaçá, região de Waikás, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

De acordo com denúncias divulgadas pela mídia, uma menina Yanomami de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros que exploram o local ilegalmente. 

Diligências enviadas por órgãos como a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) não encontraram os indígenas da comunidade. O local havia sido queimado, o que provocou mobilização nas redes com a hashtag #cadeosyanomami.

Segundo a autora do requerimento para a criação do GT, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), é importante que a Câmara se posicione a respeito das denúncias.

“Não é possível que a gente se sinta tão fechado e insensível diante de uma situação que todos os dias, praticamente, a mídia noticia: abusos sexuais contra crianças, mulheres, colocando a vida de seres humanos em risco. O mínimo que se pode fazer é a criação de um grupo de trabalho, para que este Parlamento possa frear esta violência. Não podemos ser coniventes”, defendeu a deputada.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.