Câmara rejeita proposta de tornar ‘corais da Amazônia’ em Área de Proteção Permanente


14 de dezembro de 2021
Câmara rejeita proposta de tornar ‘corais da Amazônia’ em Área de Proteção Permanente
Corais da Amazônia. (Greenpeace/ Divulgação)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o objetivo de proteger uma das áreas mais importantes para reprodução e alimentação da vida marinha no Amapá e no Pará, o Projeto de Lei (PL) 10.333 que tramita desde 2018 e tinha como finalidade tornar corais da Amazônia, no litoral dos Estados, em uma Área de Preservação Permanente (APP) foi descartado, neste mês, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

O PL é de autoria do ex-deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB), de Pernambuco, e por lei essa área não pode ser explorada de forma econômica. Ao ser rejeitado pela comissão, o relator, o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), afirmou que o poder público já tem meio de controlar o impacto ambiental, por meio do licenciamento, “sem inviabilizar legítimas e necessárias atividades econômicas”.

Deputado Coronel Chrisóstomo relator que opinou por rejeitar PL. (Billy Boss/ Câmara dos Deputados)

Em nota, a Câmara destacou que Veneziano Vital citou como exemplo o caso da empresa Total. “Que detinha cinco blocos de exploração na foz do Amazonas e não conseguiu licenciamento ambiental para fazer a exploração petrolífera na região”, acrescentou. O texto já havia sido barrado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, em 2019. Mesmo com a rejeição, ainda será possível que tenha recurso apresentado à Câmara, entre cinco sessões a contar do dia 6 de dezembro.

Biodiversidade

Os recifes de coral são pouco estudados, principalmente na região do Amapá e Pará. Eles concentram um alto potencial de petróleo. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) licitou blocos para a exploração do produto, mas a proposta foi barrada por não apresentar estudos dos impactos ambientais que seriam causados, em 2013.

Com isso, a exploração desses corais na região vem dividindo opiniões. Um dos grandes aliados desses ecossistemas é a Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace, que mobilizou ações em diversos países na defesa desses corais e, além disso, garante a defesa de que o governo federal deveria negar licenças ambientais para atividades que sejam de exploração nesses ecossistemas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.