Caminhão atropela, mata pedestre e atinge fábrica em Manaus
Por: Carol Veras
19 de maio de 2025
MANAUS (AM) – Um caminhão atropelou e matou um pedestre na manhã desta segunda-feira, 19, na rua Ministro João Gonçalves de Araújo, no Distrito Industrial, zona Leste de Manaus. Segundo testemunhas, o motorista tentou desviar de um buraco na pista quando perdeu o controle do veículo e atingiu um homem que corria nas proximidades. Em seguida, o caminhão colidiu com uma fábrica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o motorista da carreta ficou preso às ferragens, foi resgatado pela equipe de salvamento e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. Ainda segundo os bombeiros, o pedestre morreu no local. Aproximadamente dez militares e quatro viaturas foram mobilizados para a ocorrência.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo, e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) também esteve no local. O caso será investigado pelas autoridades competentes. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o local do impacto. Veja:
A taxa de mortes causadas por acidentes de trânsito voltou a crescer no país, alcançando 16,2 óbitos a cada grupo de 100 mil habitantes. O dado se refere a 2023 e representa alta de 2,5% ante 2022, quando o índice era 15,8.
Especificamente em relação a acidentes envolvendo motocicletas, a taxa atingiu 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023, o que equivale a alta de 12,5% ante 2022. Desde 2020, a taxa era mantida em 5,6.
Os números fazem parte do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o estudo traz dados sobre a violência no trânsito.
O destaque negativo do índice de acidentes com motos fica flagrante também quando se observa um período de comparação mais longo: de 2013 a 2023.
Mortes gerais no trânsito: recuo de 21,2 para 16,2 mortes por 100 mil habitantes – redução de 23,6%;
mortes com motocicletas: aumento de 6 para 6,3 mortes por 100 mil habitantes – alta de 5% (chegou a cair para 5,3 em 2019)