Campanha mobiliza empresas e governos para eletrificar transporte pesado no Brasil


Por: Cenarium*

18 de outubro de 2025
Campanha mobiliza empresas e governos para eletrificar transporte pesado no Brasil
Entre 2013 e 2023, R$ 24,5 bilhões foram gastos em hospitalizações causadas por doenças respiratórias e cardiovasculares associadas à poluição (Reprodução)

MANAUS (AM) – A transição energética no transporte de cargas já começou e o Brasil tem tudo para liderar essa transformação. A campanha Gigantes Elétricos é uma coalizão de organizações da sociedade civil dedicada a acelerar a eletrificação do transporte rodoviário de carga, promovendo uma mudança justa, inclusiva e sustentável.

Parte de um movimento global presente na Europa e nos Estados Unidos, a iniciativa busca compromissos concretos de grandes montadoras, governos e investidores, colocando trabalhadores, comunidades e cidadãos no centro das decisões.

O transporte rodoviário é responsável por mais de 65% da carga movimentada no Brasil e também por quase 40% das emissões do setor de transporte. Com uma frota envelhecida e altamente dependente do diesel, o País gasta bilhões de reais anualmente em custos de saúde ligados à poluição do ar.

Campanha foi lançada para incentivar mudança (Reprodução/Assessoria)

Entre 2013 e 2023, R$ 24,5 bilhões foram gastos em hospitalizações causadas por doenças respiratórias e cardiovasculares associadas à poluição.

Mas o cenário pode mudar. Com uma matriz elétrica 80% renovável, uma indústria automotiva consolidada e uma nova política industrial (Programa MOVER) que prevê R$ 19 bilhões em incentivos à descarbonização até 2028, o Brasil tem a oportunidade de se tornar o primeiro país emergente a eletrificar o transporte pesado com base em energia limpa e indústria nacional.

Oportunidade

Segundo o estudo Powering Brazil’s Transition to Zero-Emission Trucking (ICCT, 2025), a eletrificação do transporte de carga pode:

  • Reduzir as emissões em até 46% até 2050;
  • Evitar R$ 5 bilhões em custos de saúde e meio ambiente;
  • Dobrar o número de empregos até 2050, com destaque para manufatura, tecnologia e infraestrutura;
  • Atrair investimentos bilionários de montadoras como Scania, BYD, Volkswagen e Volvo;
  • Modernizar a indústria automotiva e impulsionar a produção nacional de baterias e componentes elétricos.

Mais do que uma mudança tecnológica, é uma mudança de paradigma: construir uma economia mais limpa, eficiente e inclusiva, onde trabalhadores e comunidades se beneficiam diretamente da transição.

Sete pilares para um futuro elétrico

1. Liderança – O Brasil reúne condições únicas para ser protagonista global da eletrificação dos caminhões.

2. Viabilidade – A tecnologia já existe, e as condições de mercado estão maduras: o custo por quilômetro rodado é menor que o do diesel.

3. Economia e emprego – A eletrificação gera inovação e empregos de qualidade, fortalecendo cadeias produtivas nacionais.

4. Saúde e vida – Caminhões elétricos significam menos poluição e mais saúde nas cidades.

5. Justiça social – A transição deve ser justa e inclusiva, garantindo requalificação profissional e apoio a pequenas transportadoras.

6. Responsabilidade das montadoras – Empresas como Volvo, Daimler e Traton têm papel decisivo para que o Brasil não fique para trás.

7. Futuro e urgência – Eletrificar é o melhor negócio para o país e para o planeta, e o momento de agir é agora.

Por uma transição justa

A campanha destaca que eletrificar o transporte não pode ser um processo excludente. É necessário garantir formação profissional, incentivos locais e políticas públicas que assegurem que ninguém fique para trás. “Não basta ser uma transição tecnológica, ela precisa ser humana, justa e compartilhada.”

Convite à parceria

A campanha Gigantes Elétricos convida empresas, governos, organizações e cidadãos a se engajarem na construção desse futuro. Juntos, podemos transformar um dos maiores desafios climáticos do país em uma oportunidade histórica de desenvolvimento sustentável.

Leia mais: Hidrogênio verde: futuro da energia na transição energética
(*) Com informações de assessoria

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