Campanha reforça discurso contra financiamento oficial do desmatamento na Amazônia

Registro mostra desmatamento avançando na Amazônia. (Divulgação)

Com informações do site Escolhas

Um anúncio de jornal veiculado em 1971 é o mote do mais recente vídeo lançado pela campanha “Chega de financiar o desmatamento com dinheiro público!“, que segue sensibilizando a audiência sobre a importância de restringir a concessão de recursos públicos apenas aos produtores comprometidos em manter a floresta em pé. A campanha foi criada pela organização “Escolhas”, uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2015 com o objetivo de fomentar a busca do desenvolvimento sustentável através de pesquisas e dados confiáveis reunidos de diversas fontes.

O vídeo revela a estratégia usada pelo governo federal, há 50 anos, para convidar os produtores de gado bovino a ocupar a Amazônia – então definido como “o maior pasto do mundo”. A chamada publicitária cita os milhões de hectares livres para serem ocupados pela pecuária “em nome do desenvolvimento”, tudo com o apoio oficial do governo.

PUBLICIDADE

Com isso, para garantir a expansão da pecuária, a floresta foi ao chão e os pastos já são 90% da área desmatada naquele território. Apesar dessa realidade preocupante, os incentivos e benefícios anunciados há décadas continuam garantindo o lucro do agro.

As ações da campanha, que mobiliza imprensa e redes sociais, continuam até o mês de dezembro.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.