Candidato a prefeito promete cursos técnicos e profissionalizantes nas escolas municipais de Manaus

Zé da Kombi também disse que promoverá o Primeiro Emprego para atender um total de oito mil jovens, que irão atuar em diversas áreas do município (Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Como propostas aos jovens, o candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, disse nessa quarta-feira, 21, na Zona Norte, que irá abrir as escolas à noite e aos finais de semana, para realização de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo; e promoverá o Primeiro Emprego, para atender um total de oito mil jovens, que irão atuar em diversas áreas do município.

Segundo ele, cerca de 30% da população de Manaus são de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, e que, desse percentual, estima-se que cerca de 500 mil necessitam de políticas públicas efetivas, resultado do abandono das gestões municipais.

PUBLICIDADE

 “As últimas três gestões municipais abandonaram a juventude e as políticas públicas que priorizam ações específicas para esses 30% da população. Extinguiu ao longo dos anos, tanto a Secretaria de Políticas Públicas para a Juventude quanto recentemente para a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. O efeito causado por esse abandono é a marginalização da juventude, ausência de espaços de convívio, praças e quadras de esportes abandonadas, em desuso e sem manutenção. Os jovens precisam de políticas de emprego, de estágios e de uma oportunidade para obter renda. Esse é o nosso compromisso com a juventude”, declarou Zé Ricardo.

Ele ainda propõe como políticas para a juventude: tarifa de ônibus a R$1 para todos os estudantes do ensino fundamental e médio, chegando ao Passe Livre Estudantil aos de baixa renda; ampliação de programas de estágio e de bolsas, com a contratação de estagiários para a gestão pública municipal; criação do Plano Juventude Viva Manauara; reformulação e funcionamento do Conselho Municipal de Juventude, ampliando a participação da sociedade civil; e incentivo aos empreendedores e microempresários, além da disponibilização de bolsas para conclusão do ensino médio, ensino superior, para estudos no exterior e cursos técnicos e de idiomas.

Para o candidato, a juventude é a que mais sofre com o desemprego e a falta de experiência profissional e de qualificação adequada para o mercado de trabalho. “Por meio de ações diretas e de incentivo às empresas no Município, a Prefeitura irá proporcionar oportunidades de trabalho para a parcela jovem da população economicamente ativa de Manaus”.

Como agenda desta quinta, 22, Zé Ricardo e sua vice, Marklize, iniciam a manhã com visita em porta de fábrica do Distrito Industrial, seguido de bandeiraço e minicomício na Zona Sul.

À tarde, eles participam de encontro virtual entre os representantes de cooperativas, para tratar de temas relacionados ao setor; e depois seguem para outro minicomício, dessa vez na Zona Leste. E, à noite, reúnem-se com moradores também da Zona Leste da cidade.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.